IV Seminário da rede gaúcha de estudos e pesquisas sobre educação profissional e tecnológica IV Seminário PROFEPT IFRS
Alunos com deficiência do IFRS e a inclusão no mundo do trabalho | |
Samuel dos Santos Mota, Andréa Poletto Sonza |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E PEDAGOGIA: uma análise dos movimentos de sentidos na pós-graduação brasileira | |
Luiza da Silva Braido, Marina Ramos de Carvalho do Nascimento, Ana Sara Castaman, Liliana Soares Ferreira |
O USO DE TECNOLOGIAS DE REDES ALGORÍTMICAS E O MUNDO DO TRABALHO: CONSIDERAÇÕES INCIAIS PARA A FORMAÇÃO NA EBT | |
Camila Chiodi Agostini, Diogo Nelson Rovadosky |
Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica - EAD: Uma Revisão Sistemática de Literatura | |
Luciana Paslauski Knebel, Adão Caron Cambraia |
SURDEZ, EDUCAÇÃO DE SURDOS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: inclusão e educação bilíngue | |
Erliandro Felix Silva |
Históriacast: Usos e possibilidades no ensino de história | |
Danilo Sorato Oliveira Moreira, Lilian Lobato do Carmo, Alanna Côrrea do Nascimento, Michele Souza Cruz Dutra |
EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE SUBSEQUENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | |
Ray Fran Medeiros Pires, Haroldo de Vasconcelos Bentes |
O perfil dos estudantes com deficiência egressos do IFB no mercado de trabalho | |
RICARDO ALLAN CARVALHO RODRIGUES |
TRABALHO PEDAGÓGICO AUTOTRANSFORMADOR: uma experiência em pesquisa na EJA-EPT | |
Shirley Bernardes Winter, Julia Rodrigues, Priscila Rostirola Ritzel, Mariglei Severo Maraschin |
A economia solidária como eixo articulador de um projeto de formação humana integral de trabalhadores | |
Guilherme Brandt de Oliveira |
Identificando os desafios contínuos no processo de ingresso: uma revisão sistemática da literatura sobre a Lei 12.711/2012 | |
Daiana Schons, Renata Porcher Scherer |
Projeto Shark Tank TMSI: uma experiência de aprendizagem baseada em projetos com estudantes de ensino médio integrado | |
Cheila Graciela Gobbo Bombana, Patrícia Nascimento da Silva, Gabriel Paniz Patzer, Eloi da Rosa Soares |
A ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADCIONAL POR SURDOS | |
Andréia Mendiola Marcon |
A diversidade dos sujeitos da EJA EPT | |
Giselda Mesch Ferreira Silva, Mariglei Severo Maraschin |
O currículo integrado na formação dos licenciandos: intervenções no contexto da EPT | |
Vanessa de Cássia Pistóia Mariani |
As macrotendências na educação ambiental: uma análise bibliográfica no contexto da educação profissional e tecnológica | |
Marciano Percincula, Vanesssa Pistóia Mariani |
Grupo de trabalho em EJA-EPT e gestão na EPT: Uma experiência transformadora | |
Rosimara Cargnin, Priscila Rostirola Ritzel, Mariglei Severo Maraschin |
Estudo comparativo das ementas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Mato Grosso na área de Engenharia Mecânica | |
MAYARA AUXILIADORA CASTILHO BENITES, ANDRÉ LUIZ AMORIM DA FONSECA |
Gestão de riscos nos cursos da área de construção civil do Instituto Federal de Mato Grosso: análise dos projetos pedagógicos de curso. | |
Jessica Fernanda de Lima Monge |
INDÚSTRIA 4.0 E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE DE SENTIDOS ATRIBUÍDOS EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO | |
André Benheker Bernardes, Ana Sara Castaman |
Desenvolvendo habilidades profissionais na modalidade ead: uma experiência de aprendizagem baseada em projetos no curso técnico em administração | |
Luciano de Lima Silveira, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko |
GESTÃO ESCOLAR NA EPT: o desafio das mudanças tecnológicas | |
Priscila Rostirola Ritzel |
A Educação de Jovens e Adultos e a Política de Educação Profissional na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul: um interesse desinteressado dos governos estaduais? | |
mareliza fagundes de araujo duarte, mariglei severo maraschin |
A Educação de Jovens e Adultos e a Política de Educação Profissional na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul: um interesse desinteressado dos governos estaduais? | |
mareliza fagundes de araujo duarte, mariglei severo maraschin |
GESTÃO ESCOLAR NA EPT: o desafio das mudanças tecnológicas | |
Priscila Rostirola Ritzel, Rosimara Cargnin, Mariglei Severo Maraschin, Shirley Bernardes Winter |
PRODUÇÃO DE PESQUISAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS NO IFRS FOMENTADA E REALIZADA COM APOIO DA FAPERGS | |
JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA, Ricardo Batista Job, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Amanda Regina Leite |
Material paradidático sobre tecnologias educacionais | |
Ana Lúcia Pacheco, Wendel Francisco Furtado e Lima, Valéria Bergamini |
Encontros nacionais da EJA-EPT (PROEJA) da rede federal: movimentos de defesa, discussões e reflexões | |
Andra Almeida de Andrade, Mariglei Severo Maraschin, Shirley Bernardes Winter |
Tecnologia na formação inicial dos estudantes de pedagogia | |
Vanessa Dal Castel |
PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COM APOIO DO CNPq | |
JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA, Cássia Morás, Gabriela Berguenmaier de Olanda, Marilandi Maria Mascarello Vieira |
A Comunicação organizacional em instituições de ensino: Um levantamento no Portal de Periódicos da Capes | |
Joana Helena Paloschi, Andréia Modrzejewski Zucolotto |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA INSERÇÃO DE MULHERES NO MUNDO DO TRABALHO | |
Bruna Fernanda Neves Rauber de Lima, JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA |
Experiências vividas no apoio pedagógico do CTISM e suas potencialidades para o ensino pós-pandemia: pelo olhar da voluntária e da docente em química. | |
Renata Quevedo Viero, Melina de Azevedo Mello, Mariglei Severo Maraschin |
CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO INTEGRADO PRESENTES NAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS INTEGRADAS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFFAR | |
Larissa Cruz de Moura, Rozilene Vizzotto, Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Taniamara Vizzotto Chaves |
Estudos de comunicação organizacional em instituições de ensino no Brasil: panorama quantitativo de trabalhos | |
Augusto Basso Veber, Andréia Modrzejewski Zucolotto |
Acesso, permanência e êxito: sugestões de alternativas institucionais em relação aos discentes dos cursos técnicos subsequentes do IFRS Campus Erechim com vínculo ao programa de reabilitação profissional do INSS | |
Ivan José Suszek, Maria Cristina Caminha de Castilhos França |
Concepções de Currículo Integrado presentes nas Práticas Profissionais Integradas do curso Técnico em Eventos integrado ao Ensino Médio do IFFar | |
Josué Douglas Chuquel da Silva, Rozilene Vizzotto, Vanessa de Cassia Pistóia Mariani, Taniamara Vizzotto Chaves |
A formação dos saberes docentes: promovendo a inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física no ensino médio integrado | |
Fernanda Maurente Machado, Renata Porcher Scherer |
LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ: Estudo de caso no Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio | |
Hélio Leal Barcelos, Adão Caron Cambraia |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: uma análise dos movimentos de sentidos em cursos presenciais do Rio Grande do Sul. | |
Graziella de Camargo da Costa, Luiza da Silva Braido, Liliana Soares Ferreira |
Oficinas Pedagógicas no Câmpus Ibirubá/IFRS. | |
Talita Luiza de Medeiros Ferro |
Letramento literário na leitura e produção de crônicas na EJA-EPT: um relato de experiência | |
Júlia Rodrigues, Mariglei Severo Maraschin, Vaima Regina Alves Motta, Shirley Bernardes Winter |
Os alunos negros no Iffar e a legitimidade das políticas institucionais | |
Aline Santana Leal, Vanessa de Cássia Pistóia Mariani |
VAMOS FALAR SOBRE DROGAS? SOB A ÓTICA DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO E NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO INTEGRADO | |
Maria Clailta Machado da Silva |
Breve tessitura sobre a formação docente para a educação profissional e tecnológica | |
DANIELA GONÇALVES OLIVEIRA, Maria Clailta Machado da Silva, Taniamara Vizzotto Chaves |
Conhecimento sobre as abelhas nativas sem ferrão: busca de elementos teóricos/metodológicos para o entendimento desse tema no currículo integrado | |
Evandro Vanderlei Steffen |
Os sentidos do Trabalho na Educação Profissional: Um estudo a partir do IFRS | |
Mário Augusto Correia San Segundo |
O estágio curricular em um curso técnico integrado ao ensino médio e a apropriação de conhecimentos e saberes do mundo do trabalho | |
Josiana Rita Bazana |
Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica - EAD: Uma Revisão Sistemática de Literatura | |
Luciana Paslauski Knebel, Adão Caron Cambraia |
IFRS - CAMPUS ALVORADA: UM DNA DE LUTA | |
Adriana Silva Martins, JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA |
AFINAL, O QUE SÃO AS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CONTEXTO DA EPT? Subsídios para o aprimoramento das políticas institucionais a partir da escuta de integrantes dos NAAfs do IFRS, a estrada para confecção de um produto educacional. | |
Jorge Luiz dos Santos de Souza, Liliane Madruga Prestes |
Organização de espaços pedagógicos no curso de edificações: formação integrada nas atividades de laboratório | |
Ígor Lindemaier Cavalheiro, Adão Caron Cambraia, Ricardo Antônio Rodrigues |
A METODOLOGIA DA PESQUISA: um exercício de busca e de análise de produções científicas | |
Gabriel Porciuncula Nunes, Nei Jairo Fonseca dos Santos Junior |
PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Tecnologias para o Mercado de Trabalho para Jovens e Adultos | |
Thais Andrea Baldissera, Maria Angélica F. Oliveira, Talita Gonçalves Posser, Tainara De Menezes Facco |
A gestão escolar como meio de inclusão de educandos da educação de jovens e adultos na educação profissional e tecnológica | |
Angélica Martins da Silva |
DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: trabalho, sociedade e sustentabilidade. | |
Paola Bianca Signorini, Cláudia Maria Vicentini |
Produção de vídeos curtos para divulgação de conteúdos de biologia | |
Amanda Reis dos Santos |
ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EPT | |
Raquel Folmer Corrêa |
Inovação em educação, ensino híbrido e o papel das tecnologias de informação e comunicação | |
Carollini Gomes Mascarello, Fabiana Diniz Kurtz da Silva |
DISLEXIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Contexto e Perspectivas | |
Adalgiza Ignacio, Andre Luiz Amorim Fonseca |
Grupo Malala de direitos humanos | |
Eduardo Veríssimo Vargas Cortina |
Conflitos de gerações nas adaptações ao processo educativo em tempos de pandemia | |
Cassiano Noimann Leal |
BIBLIOTECA SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO: leituras em construção | |
Idiana Tainara Muller Schneider, Lurdes Mazui, Adão Caron Cambraia, Letícia Brittes, Maria Pansera De Araújo |
A Educação de Jovens de Aduldos na perspectiva do currículo integrado como uma política inclusiva, de fato e de direito | |
Silvia Regina Montagner |
A IMPORTÂNCIA DO ESTADO DA ARTE PARA UMA PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA EPT | |
Ariéli Santos de Oliveira Ivaniski |
Autoavaliação da Política de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade na EPT: reflexões sobre o referencial teórico | |
Margarida Prestes de Souza, Clarice Monteiro Escott, Andrea Poletto Sonza |
Permanência e êxito na EPT: Impacto das bolsas de ensino, pesquisa e extensão na trajetória acadêmica dos discentes bolsistas do ensino médio | |
Janaína Barbosa Ramos, Clarice Monteiro Escott |
O PROEJA (EJA/EPT), OS SUJEITOS E AS POSSIBILIDADES: um estudo de caso | |
Cleonice Iracema Graciano dos Santos |
MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NAS NARRATIVAS DOS ALUNOS EVADIDOS | |
Leda Maria Pereira da Silveira, Andreia Modrzejews Zucolotto |
O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA | |
Maria Elenir Lima Rodrigues Farias, Cleilton Sampaio de Farias, Maria Eliana Lima Rodrigues |
Podcast educacional na EPT: um recurso pedagógico no contexto da transição ao ensino médio | |
Renan Silveiro Rosa, Andréia Modrzejewski Zucolotto |
Evasão escolar em um curso técnico à distância: : uma revisão sistemática da literatura: uma revisão sistemática da literatura | |
Douglas Camargo Carvalho, Patrícia Mendes Calixto |
Acesso, permanência e êxito dos estudantes em cursos técnicos subsequentes: análise de estudos anteriores | |
Lidiane Bittencourt Barroso, Mariglei Severo Maraschin |
A FUNÇÃO SOCIAL DA AVALIAÇÃO NA EPT BRASILEIRA | |
NIRVAN HOFSTADLER PEIXOTO, JULIANE VANESSA RIPPEL SILVEIRA, Lidiane Bittencourt Barroso |
O CURRÍCULO INTEGRADO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO RIO GRANDE DO SUL: quais sentidos se evidenciam a partir da contrarreforma? | |
Silvia de Siqueira, Marcos José Andrighetto, Liliana Soares Ferreira |
Posso ajudar? cartografando o trabalho humano gamificado em uma comunidade digital de freelancers | |
Junio César Florentino, Admardo Bonifácio Gomes Júnior |
A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Notas a partir da atuação dos NEABIs no IFSul | |
Marcell Silva, Nei Jairo Fonseca Santos Junior |
A PRODUÇÃO DO FEMININO NO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EPT: A (des) presença de professoras no IFSUL. | |
Luisa Palma Menezes, Mirian Vargas de Alvarenga, Márcia Helena Sauáuia Guimarães Rostas, Liliana Soares Ferreira |
ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EPT | |
Raquel Folmer Correa, Vicenti Ciotta Lima |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O MUNDO DO TRABALHO: Potencialidades e vivências | |
Jheiny Carolina Amarante de Souza, Leandro Lampe, Vanessa Dias Espindola, Mariglei Severo Maraschin |
“Escolas inteligentes” possibilitando a inovação pedagógica através de práticas de formação continuada no uso de tecnologias de informação e comunicação | |
Ruhan Pieniz Brandão, Fabiana Diniz Kurtz da Silva |
METODOLOGIAS ATIVAS MAIS UTILIZADAS, DE FORMA INTERDISCIPLINAR, NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: Conceitos e características | |
Maria Eliana Lima Rodrigues, Cleilton Sampaio de Farias, Maria Elenir Lima Rodrigues Farias |
Papel do programa jovem aprendiz na produção das juventudes contemporâneas | |
Ana Lúcia dos Santos Hamester, Aline Grunewald Nichele |
Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica: um estudo nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogia do IFRS | |
Graziella de Camargo da Costa, Ana Sara Castaman, Liliana Soares Ferreira |
SUPERANDO BARREIRAS COMUNICACIONAIS: criação de um glossário em Libras-Língua Portuguesa de termos marxistas | |
Erliandro Felix Silva, William Veloso Francioni, Andréa Poletto Sonz |
Ensino médio integrado à educação profissional: reflexões sobre os estágios supervisionados do IFSul | |
Luciana Fraga Hoppe, Ana Sara Castaman |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .
PROMOTOR:
- ProfEPT- IFRS - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
CO-PROMOTORES:
- UNIJUÍ
- UFSM
- IFSUL
- IFFAR