Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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Breve tessitura sobre a formação docente para a educação profissional e tecnológica
DANIELA GONÇALVES OLIVEIRA, Maria Clailta Machado da Silva, Taniamara Vizzotto Chaves

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Este estudo busca conhecer as produções acadêmicas e sua sistematização no âmbito da formação docente dos profissionais que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, através de uma pesquisa exploratória por meio do levantamento bibliográfico de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abordando formação de professores e saberes docentes na EPT, no período de 2020 a 2022. Foram selecionadas sete produções que atenderam a proposta investigativa, cujas pesquisas indicam a necessidade da efetivação de políticas específicas à formação docente para a EPT e das quais apreende-se ainda que, frente a heterogeneidade referente a formação inicial dos professores, com pouco ou nenhum conhecimento sobre a EPT e o mundo do trabalho, a prática pedagógica desses docentes, tem se formatado a partir de diversos e significativos saberes.

 


Palavras-chave


Formação de professores; Educação Profissional e Tecnológica; Saberes docentes.

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