Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EPT
Raquel Folmer Correa, Vicenti Ciotta Lima

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Notícias do final do ano de 2022 sobre o ChatGPT3 levaram-nos a eleborar um projeto que visa analisar elementos teóricos constituintes dessa inteligência artificial (IA) de conversação (chatbot). Nosso interesse também se refere a compreender discursos que circulam entre discentes do Ensino Médio Integrado sobre essa temática. Para isso, buscamos subsídios teóricos no referencial educacional CTS latino-americano (Educação CTS), na Filosofia da Tecnologia, no referencial EPT e nos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias (ESCT). A relevância do estudo está em articular percepções discentes com análises teóricas e metodológicas sobre o chamado complexo internético do qual a IA faz parte juntamente com outros dispositivos (redes sociais e biometria, por exemplo) tendo em vista princípios da politecnia (MARX, ENGELS, 2004). A intenção é mobilizar discentes para o exercício da argumentação e da leitura crítica acerca de informações midiáticas, políticas públicas e conhecimentos científicos sobre o tema. Tal mobilização, em tempos de socializações mediadas por intencionalidades das Big Tech, é considerada aqui como algo fundamental para a promoção de processos educativos integrais que possibilitem a intervenção pública, crítica e cidadã de discentes em temas sociotécnicos na EPT.

Palavras-chave


Inteligência artificial. ChatGPT3. Educação CTS. EPT

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