Última alteração: 05-02-2024
Resumo
Este artigo traz a trajetória da Rede Federal e as bases da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com vistas a (re)elaboração do Currículo do Ensino Médio Integrado ao Técnico, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa, do tipo bibliográfica, amparou-se no método dedutivo e na abordagem qualitativa para resolver o seguinte problema: o currículo dos IFs atende aos conceitos e características dos pilares do EMI? Foi realizada através de artigos científicos publicados de 2008 a 2020, encontrados na Plataforma Google Acadêmico e curados a partir da análise de conteúdo categorial temática, proposta por Bardin (2016). Trouxe como resultados a necessidade de garantir um currículo institucional pautado em conhecimentos, modos de vida, transposição de tecnologias, princípios e valores, por meio da integração entre trabalho manual e trabalho intelectual, auxiliando no fortalecimento da cidadania dos trabalhadores, à medida que propicia uma formação integral, integrada, politécnica e omnilateral aos estudantes, por meio da articulação dos pilares ciência, cultura, tecnologia e trabalho, conforme Ciavatta (2014), Ramos (2008) e outros autores de renome.