Última alteração: 05-02-2024
Resumo
O objetivo desse texto é apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas com o uso de Metodologias Ativas (MA), de forma interdisciplinar, entre os anos de 2008 e 2020, no Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs), bem como seus conceitos e características. A metodologia ativa dá ao estudante o papel de protagonista e ao professor, a função de mediador, utilizando a problematização e a relação-teoria-prática para encontrar soluções aplicáveis a situações reais ou simuladas. O que justifica a escrita deste artigo são as mudanças políticas, econômicas e sociais que exigem um novo perfil de estudantes, educadores e profissionais de todas as áreas do conhecimento, almejando por um trabalho educativo capaz de proporcionar uma atuação condizente com as necessidades do mundo do trabalho. Neste sentido, o resumo expandido pretende responder ao seguinte problema: “Quais as práticas pedagógicas desenvolvidas com o uso de metodologias ativas, de forma interdisciplinar, entre os anos de 2008 e 2020, no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais?” Como resultado, foram encontradas as seguintes MA: Aprendizagem Baseada em Problemas, Peer Instruction, Aprendizagem Baseada em Projetos, Phillips 66, Júri Simulado, Mapa Conceitual, Abordagem Investigative Case Based Learning, Abordagem Baseada em Ensino e Pesquisa, Estudo Dirigido, Leitura Tutorial e Aprendizagem Baseada em Letramento Informacional. Foram apresentados os conceitos e as características das referidas MAs, de MAs em geral e um comparativo entre dois artigos, um que trata das MA em geral e outro de estratégias de aprendizagem ativa X ensino tradicional.