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O PROEJA (EJA/EPT), OS SUJEITOS E AS POSSIBILIDADES: um estudo de caso
Cleonice Iracema Graciano dos Santos

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


O presente trabalho se baseia em dados obtidos em uma pesquisa desenvolvida no mestrado em Educação e Formação de Adultos, que investigou os egressos do PROEJA (EJA/EPT), matriculados no ensino superior em um dos campi do Instituto Federal Farroupilha. O objetivo desse recorte é identificar o perfil, as motivações e os impactos do curso na trajetória de vida dos entrevistados. O estudo se justifica por ser relevante compreender o PROEJA (EJA/EPT) e suas possibilidades por meio das perspectivas vivências dos egressos que deram continuidade à vida acadêmica. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, configurando-se num estudo de caso que buscou compreender os sujeitos pesquisados. Participaram da pesquisa oito egressos do PROEJA (EJA/EPT), matriculados em diferentes cursos da instituição. Para a coleta de dados utilizou-se do questionário, de caráter exploratório para traçar o perfil dos egressos e, posteriormente, da entrevista narrativa. Os resultados mostram que os pesquisados são filhos de famílias pobres, trabalhadores com diferentes períodos de afastamento da escolar  e apontaram a influência positiva na vida pessoal, acadêmica e profissional.


Palavras-chave


PROEJA/EJA/EPT; Egressos; Sujeitos;Motivações; Políticas.

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