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LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ: Estudo de caso no Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio
Hélio Leal Barcelos, Adão Caron Cambraia

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


O aprimoramento do letramento digital em uma formação integrada e cidadã, visa proporcionar o desenvolvimento de habilidades de compreensão, utilização, avaliação crítica e responsável das tecnologias digitais disponíveis em tempos de cibercultura. Este trabalho busca compreender e discutir a importância do Letramento Digital e seus desafios, associado a formação cidadã, para Educação Profissional e Tecnológica – EPT, em meio a identidade histórica do curso. A pesquisa contará com uma abordagem metodológica qualitativa, caracterizada como pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória para o desenvolvimento de um estudo de caso. A mostra será composta pelos professores do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio, em que a coleta dos dados se dará através de entrevistas semiestruturadas vídeo gravadas, em que analisaremos as concepções docentes em relação às contribuições do letramento digital para a formação cidadã no percurso histórico do curso. A análise dos dados será conduzida com base na Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa visa contribuir para a valorização da organização de memórias do curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, buscando compreender através da perspectiva histórica dos docentes, a relação do letramento digital na construção de uma formação cidadã.

Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Integrado, Formação Cidadã, Letramento Digital.

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