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A gestão escolar como meio de inclusão de educandos da educação de jovens e adultos na educação profissional e tecnológica
Angélica Martins da Silva

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


A gestão escolar como uma forma de permitir a inclusão pode ser trabalhada com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Pois, a EJA  na EPT abrange um grupo composto por indivíduos que não puderam realizar a consolidação de seus estudos nas escolas e são excluídos na sociedade (QUARESMA; PANTOJA; CORDEIRO, 2019). Diante deste fato, indaga-se: como a gestão escolar pode permitir a inclusão de educandos da Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional e Tecnológica ? O objetivo da pesquisa é analisar a gestão escolar como forma de incluir estudantes da Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa justifica-se, pois, o trabalho permitirá que estudantes e profissionais da área da gestão escolar juntamente com a área da Educação Profissional e Tecnológica  possam ter uma formação diferenciada graças ao contato que estabelecerem com os resultados encontrados na investigação científica. O trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa realizada através de pesquisa bibliográfica. A gestão escolar possui um papel fundamental mediante ao estudante da Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional e Tecnológica. De forma que, a gestão escolar é um meio que permite que os educandos da EJA possam ser incluídos na Educação Profissional e Tecnológica. Contudo, o trabalho realizado pelo gestor escolar é algo fundamental para acontecer momentos de inclusão dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional e Tecnológica. Recomenda-se que trabalhos futuros envolvendo a gestão escolar, inclusão, Educação Profissional e Tecnológica  e Educação de Jovens e Adultos sejam contínuos, visto que, o estudante da EJA na EPT adentra em uma instituição de ensino e quando não é incluindo nesse local acaba não contendo motivação para continuar seus estudos.

 


Palavras-chave


Inserção; gerência; libertação

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