Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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Material paradidático sobre tecnologias educacionais
Ana Lúcia Pacheco, Wendel Francisco Furtado e Lima, Valéria Bergamini

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Este trabalho é fruto do projeto “Tecnologias Educacionais”, vinculado ao Edital de Apoio à produção de material em formato digital para atividades de Ensino, promovido pela Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e Diretoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. A ideia do Projeto emergiu em memória ao contexto da pandemia 2020, quando, devido a obrigatoriedade do distanciamento social, surgiu a necessidade da comunidade acadêmica se adaptar rapidamente à utilização das novas tecnologias com o intuito de viabilizar a oferta do ensino neste período de maneira provisória. O Projeto apresentou como objetivo geral “elaborar material paradidático sobre Tecnologias Educacionais, em formato digital acessível, para subsidiar atividades de ensino nos cursos técnicos e superiores do IF Sudeste MG”. Os materiais produzidos têm impactado a comunidade acadêmica, com mais de duzentos e oitenta acessos no site e duzentos e sessenta seguidores nas redes sociais. Em relação a acessibilidade, observamos que raramente aplicativos para a edição de vídeo, jogos ou áudio são construídos para pessoas com necessidades especiais. Dentre os programas utilizados, o Google Forms apresenta teclas de atalho adequadas para leitores de tela, no entanto, nem todas as funções são adaptadas. Finalmente, vale destacar que o material já foi utilizado, de maneira experimental, na disciplina “Tecnologias Educacionais” ministrada pela coordenadora do Projeto e pretende-se, ainda, aproveitá-lo em um curso livre de extensão sobre o mesmo tema.

Palavras-chave


Recursos Digitais. Gameficação. Editor de Vídeo. Editor de Áudio.

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