Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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Estudos de comunicação organizacional em instituições de ensino no Brasil: panorama quantitativo de trabalhos
Augusto Basso Veber, Andréia Modrzejewski Zucolotto

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


A presente pesquisa busca identificar quantos e quais são os trabalhos divulgados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) envolvendo duas temáticas: comunicação organizacional e instituições de ensino. Inicialmente definiu-se uma string com palavras-chave para a busca, com vistas a delimitar os materiais da plataforma para que tivessem relação com o estudo proposto. De abordagem quantitativa, durante a pesquisa foram encontrados 63 trabalhos (teses, dissertações e artigos revisados por pares) durante os anos de 1994 e 2021. Depois de identificar quais trabalhos apareceram mas não tinham relação com instituições de ensino ou com a educação profissional e tecnológica, restaram uma tese, duas dissertações e seis artigos revisados por pares. Durante a revisão sistemática apresentada ficou evidente que há uma lacuna de pesquisa envolvendo comunicação organizacional e instituições de ensino, um estudo que busque identificar a percepção dos estudantes sobre a divulgação de ações e atividades na instituição em que eles estejam matriculados, para que a partir dessa compreensão possa ser implantada ou repensada a maneira que a disseminação de conteúdo é feita naquele local.

Palavras-chave


Comunicação Organizacional. Educação Profissional e Tecnológica. Revisão Sistemática.

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