Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
Evasão escolar em um curso técnico à distância: : uma revisão sistemática da literatura: uma revisão sistemática da literatura
Douglas Camargo Carvalho, Patrícia Mendes Calixto

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar a revisão sistemática da literatura de uma pesquisa de mestrado, quem tem como problema "Como a compreensão das motivações de evasão escolar do curso Técnico em Qualidade à distância, ofertado por uma escola do Sistema S, pode contribuir para a construção de estratégias que aumentem a permanência dos estudantes?". Foi realizado levantamento bibliográfico no período de 2018 a maio de 2022 através do Observatório do ProfEPT, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e do repositório da SciELO, utilizando as palavras-chave “evasão” and “distância”. A partir disso, foram selecionadas 67 pesquisas e, após leitura “flutuante”, foram selecionados 5 trabalhos que estavam mais próximos das discussões propostas, a partir dos seguintes critérios de escolha: abordagens sobre evasão na modalidade à distância e análise das motivações. Os estudos selecionados trouxeram importantes conceituações sobre evasão escolar, bem como as suas principais causas e motivações. Além disso, apresentaram diversas ações e propostas para a permanência dos alunos.


Palavras-chave


Evasão. EPT. Técnico. Distância.

Texto completo: PDF