Última alteração: 05-02-2024
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a revisão sistemática da literatura de uma pesquisa de mestrado, quem tem como problema "Como a compreensão das motivações de evasão escolar do curso Técnico em Qualidade à distância, ofertado por uma escola do Sistema S, pode contribuir para a construção de estratégias que aumentem a permanência dos estudantes?". Foi realizado levantamento bibliográfico no período de 2018 a maio de 2022 através do Observatório do ProfEPT, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e do repositório da SciELO, utilizando as palavras-chave “evasão” and “distância”. A partir disso, foram selecionadas 67 pesquisas e, após leitura “flutuante”, foram selecionados 5 trabalhos que estavam mais próximos das discussões propostas, a partir dos seguintes critérios de escolha: abordagens sobre evasão na modalidade à distância e análise das motivações. Os estudos selecionados trouxeram importantes conceituações sobre evasão escolar, bem como as suas principais causas e motivações. Além disso, apresentaram diversas ações e propostas para a permanência dos alunos.