Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
Podcast educacional na EPT: um recurso pedagógico no contexto da transição ao ensino médio
Renan Silveiro Rosa, Andréia Modrzejewski Zucolotto

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


 

O trabalho contempla os resultados obtidos em uma pesquisa realizada no mestrado profissional em educação profissional e tecnológica – ProfEPT no ano de 2022, em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Alvorada, no Rio Grande do Sul. Foram investigadas as visões sobre juventude, trabalho e projetos de vida dos estudantes concluintes do ensino fundamental e em transição para o ensino médio na instituição. Entre os objetivos da pesquisa, esteve a elaboração de um produto educacional do tipo podcast, o qual pôde ser aplicado e avaliado. O trabalho é um recorte da pesquisa com o objetivo de apresentar os procedimentos metodológicos adotados e as discussões pertinentes ao uso de podcast como recurso pedagógico. Os resultados apontam para essa mídia como um recurso pedagógico produtivo no contexto em que foi aplicado, proporcionando oportunidades de protagonismo para os estudantes, além de aprendizagens sobre o mundo do trabalho e EPT, juventudes e ensino médio.


Palavras-chave


Podcast educacional. Transição ao ensino médio. EPT.

Texto completo: PDF