Última alteração: 05-02-2024
Resumo
O presente trabalho busca relatar as experiências vivenciadas na prática da disciplina de Estágio Obrigatório III - Literatura no Ensino Básico do curso de Letras Português Licenciatura - habilitação português e respectivas literaturas, da Universidade Federal de Santa Maria, seguindo a proposta do letramento literário de Rildo Cosson em uma turma de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (PROEJA) do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). As práticas realizadas tinham como objetivo um ensino de literatura fora dos moldes tradicionais e sim com uma proposta de leitura crítica e reflexiva, na intenção de mediar o processo entre o aluno e o texto de uma forma democrática e potencializadora. Utilizou-se os moldes da sequência básica de Cosson para elaborar o trabalho com o gênero e produção textual da crônica. Como referencial teórico abordou-se as propostas de letramento literário de Cosson (2006), o gênero crônica com Cândido (20XX) e Sabino (20xx) e a perspetiva de trabalho pedagógico de Maraschin (2015) e Ferreira (2018). Com a aplicação da sequência didática elaborada, foi possível perceber a evolução dos alunos em suas reflexões e posicionamentos em sala de aula, refletindo no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, demonstrando a importância do letramento Literário de Rildo Cosson na construção deste trabalho, pois é através da leitura literária crítica e de uma perspectiva que reconhece o saber do estudante, que possibilita-se uma aprendizagem e um ensino de literatura sem o viés de uma educação aligeirada e utilitarista, mas sim potencializadora e significativa.