Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
A METODOLOGIA DA PESQUISA: um exercício de busca e de análise de produções científicas
Gabriel Porciuncula Nunes, Nei Jairo Fonseca dos Santos Junior

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Este estudo objetiva apresentar o estado do conhecimento, na condição de um recorte do projeto de pesquisa “O ensino de Metodologia da Pesquisa em cursos de Mestrado em Educação e em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, aprovado pelo Edital do IFSul (EDITAL PROPESP 09-2022). A construção do estado do conhecimento foi realizada por meio de buscas, utilizando a combinação dos temas: metodologia de pesquisa; mestrado em educação e mestrado em educação profissional e tecnológica (EPT), como descritores, na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (XX)e no SciELO, com a intenção de responder o seguinte questionamento: “Como as produções acadêmicas podem contribuir para construção de uma pesquisa acerca da disciplina de metodologia de pesquisa nos mestrados em educação e em educação profissional e tecnológica (EPT)?’. Foram encontradas 157 produções acadêmicas. Após a análise inicial, a partir da leitura dos resumos, foram selecionadas 18 dessas produções para uma leitura apurada, em razão de estarem mais próximas dos objetivos deste trabalho. Sinaliza-se, na condição de resultados parciais, a escassez de produções acadêmicas sobre o tema da metodologia de pesquisa e a identificação de similitude quanto a recorrência do referencial teórico que permeia os percursos metodológicos dos trabalhos selecionados, citando principalmente, as contribuições de Gil (2002), André (2013), Lakatos (2003) e Bardin (2011).

Palavras-chave


Metodologia de Pesquisa; Pesquisa em Educação; Mestrado em Educação; Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Texto completo: PDF