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Posso ajudar? cartografando o trabalho humano gamificado em uma comunidade digital de freelancers
Junio César Florentino, Admardo Bonifácio Gomes Júnior

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Neste estudo cartografamos o trabalho humano gamificado em uma comunidade digital de freelancers. A dinâmica de perguntas e respostas nesse contexto permite que os trabalhadores compartilhem conhecimentos e ganhem pontos que são convertidos em incentivos econômicos e reconhecimento da comunidade, impulsionando o desenvolvimento profissional coletivo e a gamificação da ajuda. O objetivo deste trabalho é investigar como os freelancers circulam saberes e valores oriundos das suas trajetórias profissionais em uma comunidade online. Busca-se compreender como essa interação influencia o desenvolvimento profissional dos participantes, o crescimento da comunidade e o processo de ajuda gamificada. Para isso, elaboramos uma cartografia para analisar criticamente, sob a perspectiva ergológica, as interações digitais na comunidade de freelancers. Selecionamos tópicos de discussão, incluindo perguntas e respostas sobre práticas de trabalho, desafios enfrentados pelos freelancers, estratégias de gestão e conhecimentos específicos da área de atuação. As interações foram mapeadas a partir das contribuições publicizadas pelos membros da comunidade nos tópicos indexados por assuntos. Os resultados expressaram a disposição dos interagentes em compartilhar conhecimentos, oferecer orientações e fornecer dicas assertivas. A dinâmica de perguntas e respostas fomentou uma cultura de colaboração e aprendizagem mútua, estimulando o desenvolvimento profissional, aumentando o engajamento nos tópicos de ajuda, instaurando um sistema de pontuação e validando o processo de gamificação. Os conhecimentos oriundos das experiências emergiram nas discussões, enfatizando a importância dos saberes e valores adquiridos ao longo das trajetórias profissionais, robustecendo e diversificando os patrimônios coletivos dessa comunidade de freelancers.


Palavras-chave


Gamificação; Comunidade Digital; Freelancers; Trabalho; Ergologia.

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