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A ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADCIONAL POR SURDOS
Andréia Mendiola Marcon

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


O presente trabalho é um recorte da pesquisa do doutorado, no Programa de Pós Graduação de Educação da Universidade de Passo Fundo. O objetivo do estudo é refletir sobre o ensino e a aprendizagem da escrita da Língua Portuguesa para surdos, dando destaque para uma concepção de língua adicional presente nas práticas cotidianas do surdo. O trabalho parte de um diálogo com dois teóricos que são referência no campo da aprendizagem. Refiro-me aos autores Vigotski (1999) e Gombert (2003). Para explanar sobre a língua adicional, conta-se com o excedente de visão dos autores e pesquisadores: Margarete (2009), Pedro Garcez (2009) e Vilson Leffa (2014). Esta pesquisa, justifica-se na medida em que proporcionará conhecimento mais aprofundado acerca da temática sobre a escrita da Língua Portuguesa como língua adicional por surdos a família, escola e sociedade.


Palavras-chave


Libras. Escrita da Língua Portuguesa. Língua Adicional. Surdos. Consciência reflexiva.

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