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A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Notas a partir da atuação dos NEABIs no IFSul
Marcell Silva, Nei Jairo Fonseca Santos Junior

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Este estudo analisou como o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) promove a Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER). O objetivo foi identificar, por meio dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs), como a política de relações étnico-raciais é implementada na instituição. A metodologia foi qualitativa e um estudo de caso multicasos. Foram analisadas atribuições e ações dos NEABIs utilizando: pesquisa documental e bibliográfica; questionários; e entrevistas. Foi desenvolvido material educativo (vídeos) para auxiliar alunos a entenderem os NEABIs e o combate ao racismo. Os resultados mostram que políticas de ERER são tímidas no IFSul. Em muitos campus, NEABIs atuam isoladamente em ações sobre políticas raciais. Foram indicadas ações para fortalecer o trabalho sobre relações raciais: garantir ingresso, permanência e sucesso de alunos negros e indígenas; e institucionalizar políticas de igualdade racial. Essas ações podem promover ERER no IFSul, formando servidores e alunos. Caminhos para educação antirracista passam por diálogo e construção de espaços pedagógicos.Em resumo, o estudo buscou entender como o IFSul promove ERER e políticas raciais. Indicou a necessidade de aprofundar e institucionalizar tais políticas por meio de ações como cotas raciais, formação docente e criação de NEABIs em todos os campus.

 


Palavras-chave


Educação para Relações Étnico-Raciais; NEABI; Lei n.º 10.639/03; Igualdade racial; ProfEPT e Combate ao racismo.

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