Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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A PRODUÇÃO DO FEMININO NO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EPT: A (des) presença de professoras no IFSUL.
Luisa Palma Menezes, Mirian Vargas de Alvarenga, Márcia Helena Sauáuia Guimarães Rostas, Liliana Soares Ferreira

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Este artigo sistematiza a compreensão sobre as relações de gênero e a educação através de análise histórica embasada em estudo de artigos selecionados e em pesquisa bibliográfica sobre o contexto da mulher na educação dos séculos XIX, XX e início do século XXI. Assim, com base no estudo, objetiva compreender o cenário atual da inserção feminina no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A quantidade de mulheres no século XXI na EPT ainda é menor que a de professores homens, o que foi comprovado através dos dados analisados do IFSul, correspondentes a 2022, como campo empírico de análise. Ainda, descreve-se a compreensão sobre os imaginários sociais atribuídos às mulheres e que reverberam atualmente, o que corrobora para a sua menor frequência nestes cargos e as dificuldades que enfrentam em seu trabalho pedagógico dentro deles.

Palavras-chave


Trabalho Pedagógico. Produção do Feminino. Professoras.

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