Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE SUBSEQUENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Ray Fran Medeiros Pires, Haroldo de Vasconcelos Bentes

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


O trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência preliminar sobre o contexto da Educação Profissional e Tecnológica a partir da observação da evasão na modalidade subsequente. O objetivo é de ampliar o entendimento sobre a evasão na modalidade. Neste contexto, apresenta-se a questão central de discussão: qual a causa da evasão dentro da rede tecnológica na modalidade subsequente? E como questão norteadora, refletir se o processo de evasão é significativo para impactar o resultado final no processo de formação educacional do aluno. No terreno da fundamentação teoria da EPT, e dialogando com diversos autores observa-se que tal fenômeno tem origem multifatorial e como tal, deve ser analisado sob várias perspectivas, com evidências de que problemas de distintas ordens interferem na decisão de permanecer ou abandonar os estudos (DAVIDOVICH, 2018; SILVA FILHO; ARAÚJO, 2017; CURI, 2016; DINIZ, 2015; SOUZA, 2014). No que tange aos procedimentos metodológicos deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que teve como orientação pedagógico-metodológica o estudo da evasão dentro da educação profissional na modalidade subsequente. Em termos de resultados, na relação objetivo, objeto e o problema, o trabalho traz questões relevantes, e síntese, como a evasão produz um impacto econômico significativo ao País. Assim, pode-se afirmar de forma preliminar que a evasão está diretamente ligada a diversos fatores como: econômicos, sociais e educacionais voltados a realidade do discente e da instituição.


Palavras-chave


Evasão. Educação Profissional e Tecnológica. Subsequente. Produção científica.

Texto completo: PDF