Tamanho da fonte:
Oficinas Pedagógicas no Câmpus Ibirubá/IFRS.
Última alteração: 05-02-2024
Resumo
Este estudo é resultado de um projeto de ensino realizado sob minha coordenação no
ano de 2022, no Câmpus Ibirubá. Os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio
Integrado do IFRS-Campus Ibirubá, passaram por inúmeras dificuldades, relacionadas
a diversos fatores relacionados à questões estruturais e também às implicações que a
pandemia acarretou. Nesse sentido, algumas lacunas, como a falta de conteúdos e o
processo de ensino-aprendizagem foram afetados. Desta forma, têm-se, os estudantes
terceiranistas do Ensino Médio Integrado como o público-alvo deste estudo, sendo 28
estudantes do Técnico em Agropecuária. 23 estudantes do Técnico Integrado em
Informática e 21 estudantes do Técnico Integrado em Mecânica, totalizando 72
estudantes. Nesta perspectiva, muitos estudantes buscam universidades públicas, onde
atualmente, a maioria das universidades adotam o ENEM como a sua principal
ferramenta de seleção/ingresso. Desta forma, justifica-se esta proposta de trabalho pela
necessidade de ampliar a inter-relação dos conteúdos de Geografia do Ensino Médio
perpassando pelas questões do ENEM, referente aos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e
2021. O objetivo geral da pesquisa consistiu em contribuir para o desempenho escolar
dos estudantes terceiranistas no que se refere a disciplina de Geografia, e como
ferramenta de apoio utilizou-se as questões de Geografia presentes no Exame Nacional
do Ensino Médio (ENEM) correspondente aos anos de 2016 a 2021. Como objetivos
específicos apresenta-se:
a) Contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes sobre os conteúdos de
Geografia; b) Ofertar oficinas de prática de questões do ENEM sobre os conteúdos de
Geografia do Ensino Médio, simulando a prova e dessa forma contribuindo para a
preparação e desempenho dos estudantes durante a realização do Exame.
ano de 2022, no Câmpus Ibirubá. Os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio
Integrado do IFRS-Campus Ibirubá, passaram por inúmeras dificuldades, relacionadas
a diversos fatores relacionados à questões estruturais e também às implicações que a
pandemia acarretou. Nesse sentido, algumas lacunas, como a falta de conteúdos e o
processo de ensino-aprendizagem foram afetados. Desta forma, têm-se, os estudantes
terceiranistas do Ensino Médio Integrado como o público-alvo deste estudo, sendo 28
estudantes do Técnico em Agropecuária. 23 estudantes do Técnico Integrado em
Informática e 21 estudantes do Técnico Integrado em Mecânica, totalizando 72
estudantes. Nesta perspectiva, muitos estudantes buscam universidades públicas, onde
atualmente, a maioria das universidades adotam o ENEM como a sua principal
ferramenta de seleção/ingresso. Desta forma, justifica-se esta proposta de trabalho pela
necessidade de ampliar a inter-relação dos conteúdos de Geografia do Ensino Médio
perpassando pelas questões do ENEM, referente aos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e
2021. O objetivo geral da pesquisa consistiu em contribuir para o desempenho escolar
dos estudantes terceiranistas no que se refere a disciplina de Geografia, e como
ferramenta de apoio utilizou-se as questões de Geografia presentes no Exame Nacional
do Ensino Médio (ENEM) correspondente aos anos de 2016 a 2021. Como objetivos
específicos apresenta-se:
a) Contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes sobre os conteúdos de
Geografia; b) Ofertar oficinas de prática de questões do ENEM sobre os conteúdos de
Geografia do Ensino Médio, simulando a prova e dessa forma contribuindo para a
preparação e desempenho dos estudantes durante a realização do Exame.
Palavras-chave
Enem, Ensino e Geografia
Texto completo:
PDF