Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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Identificando os desafios contínuos no processo de ingresso: uma revisão sistemática da literatura sobre a Lei 12.711/2012
Daiana Schons, Renata Porcher Scherer

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Este estudo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado profissional em andamento sobre a política de ações afirmativas para a inclusão nas instituições federais de ensino técnico e superior, a Lei das Cotas. O objetivo deste estudo é fornecer uma revisão do estado do conhecimento em relação à Lei n.º 12.711/2012, abordando os obstáculos, dificuldades e/ou falta de informações no processo de ingresso por cotas em instituições públicas. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas pesquisas no Observatório do ProfEPT, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Google Acadêmico, no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Portal CAFe (Comunidade Acadêmica Federada). Os resultados da análise indicam que a adoção das cotas nas universidades e institutos federais, tem desempenhado um papel significativo na ampliação do perfil socioeconômico e racial dos alunos, beneficiando grupos historicamente excluídos e promovendo a democratização do acesso às instituições de ensino. No entanto, os resultados também indicam que ainda persiste a falta de conhecimento sobre as cotas, devido à limitação no acesso à informação, ressaltando a importância de aprimorar a divulgação dos processos seletivos. Assim, foi possível constatar que, para essa lei alcançar seus objetivos no que tange a inclusão, necessita mobilização das instituições, comprometimento institucional, a qual não pode ver seus objetivos ameaçados por obstáculos operacionais e informacionais.


Palavras-chave


Lei 12.711/2012; Ingresso; Acesso à Informação; Política de Inclusão

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