Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E PEDAGOGIA: uma análise dos movimentos de sentidos na pós-graduação brasileira
Última alteração: 05-02-2024
Resumo
Este estudo tem como finalidade compreender as relações da Educação Profissional e Tecnológica e a Pedagogia. Para tanto questiona-se: quais sentidos produzidos em relação a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Pedagogia? Para os procedimentos metodológicos, este estudo pauta-se no fundamento teórico-metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS) e para a produção dos dados, realizou-se uma busca na plataforma de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os trabalhos selecionados para a análise citam o Ensino Médio Integrado, e a Pedagogia Histórico-Critica, os demais desenvolvem pesquisas que foram classificadas como desafios pedagógicos para os docente e, para a profissão. Deste modo, as considerações finais levam a crer que e os estudos evidenciam a falta de aprofundamento teórico de questões pedagógicas, revelando os desafios do curso de Pedagogia e os diversos espaços de trabalho de um(a) pedagogo(a).
Palavras-chave
Educação Profissional e Tecnológica. Pedagogia. Análise dos Movimentos de Sentidos.
Texto completo:
PDF