Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E PEDAGOGIA: uma análise dos movimentos de sentidos na pós-graduação brasileira
Luiza da Silva Braido, Marina Ramos de Carvalho do Nascimento, Ana Sara Castaman, Liliana Soares Ferreira

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Este estudo tem como finalidade compreender as relações da Educação Profissional e Tecnológica e a Pedagogia.  Para tanto questiona-se: quais sentidos produzidos em relação a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Pedagogia? Para os procedimentos metodológicos, este estudo pauta-se no fundamento teórico-metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS) e para a produção dos dados, realizou-se  uma busca na plataforma de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os trabalhos selecionados para a análise citam o Ensino Médio Integrado, e a Pedagogia Histórico-Critica, os demais desenvolvem pesquisas que foram classificadas como desafios pedagógicos para os docente e, para a profissão. Deste modo, as considerações finais levam a crer que e os estudos evidenciam a falta de aprofundamento teórico de questões pedagógicas, revelando os desafios do curso de Pedagogia e os diversos espaços de trabalho de um(a) pedagogo(a).

Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica. Pedagogia. Análise dos Movimentos de Sentidos.

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