Última alteração: 05-02-2024
Resumo
No último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, realizado em dezembro de 2019, O Conselho Nacional de Justiça (2021), apontou que o Brasil possui 748.009 pessoas privadas de liberdade. Esse índice de encarceramento insere o país como o terceiro no mundo com a maior população carcerária, sendo superado apenas pelos Estados Unidos, com 2.145.100 presos e pela China, com 1.649.804 presos. Assim, considerando a necessidade da abordagem da temática drogas, pois acredita-se que ainda seja encarada com certa dificuldade por parte dos professores, seja por excesso de cuidado, para não incentivar o uso, seja por não se sentirem preparados para abordar um tema tão sério e delicado com os estudantes, ou ainda por acreditarem não serem de sua responsabilidade, isto é, por terem a falsa concepção de que deve ser trabalhada, apenas, em uma disciplina específica, o presente trabalho se constitui como um recorte inicial das leituras referentes à temática drogas, e tem como objetivo analisar e compreender como esse tema é tratado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no intuito de contribuir com a tessitura do projeto de pesquisa proposto no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Metodologicamente, foi utilizado o método comparativo entre os documentos analisados, observando as principais diferenças entre os mesmos. Desse modo, percebe-se que os temas transversais não devem ser compreendidos como novas disciplinas, mas como forma de integração entre as diferentes áreas e, que as escolas não devem apenas usá-los para eventos esporádicos do calendário anual, distribuídos de forma fragmentada com a liderança de poucos professores, cuja filiação a um tema está diretamente ligada as disciplinas que ministram.