Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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Tecnologia na formação inicial dos estudantes de pedagogia
Vanessa Dal Castel

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


INTRODUÇÃO Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o uso das tecnologias na formação inicial de pedagogos, buscando compreender de que maneira as tecnologias estão sendo construídas nos currículos dos cursos de Pedagogia e como isso impacta a formação dos futuros profissionais da educação. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando entrevista semi-estruturada e análise documental como principais instrumentos de coleta de dados. Serão realizadas entrevistas com professores e alunos de cursos de Pedagogia, bem como a análise de planos de curso, programas e materiais utilizados nas disciplinas que abordam o uso das tecnologias na formação de pedagogos. O foco principal será compreender como os pedagogos aprendem a utilizar a tecnologia de maneira eficaz para melhorar a qualidade do ensino, promover a participação dos alunos e estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração. A justificativa para este projeto de pesquisa sobre como se dá a formação dos futuros pedagogos em relação ao uso da tecnologia é baseada na necessidade de compreender e explorar os benefícios e desafios dessa desta na prática pedagógica, quando estes pedagogos então no mercado de trabalho. A tecnologia está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas e está envolvendo a forma como nos comunicamos, encorajados e apreciados. Portanto, é fundamental que os profissionais da educação acompanhem essa evolução e utilizem as ferramentas tecnológicas de forma eficaz em suas práticas educativas. Para fundamentar estas percepções fizemos uma entrevista com alunos do ensino superior sobre a inserção da tecnologia na sua formação, como vemos no gráfico: Primeiramente, a pesquisa se justifica pela importância de identificar e mapear as diferentes ferramentas e recursos tecnológicos disponíveis para os pedagogos. Com o avanço rápido da tecnologia, é desafiador para os profissionais de a educação acompanhar todas as opções e escolher aquelas mais adequadas para suas necessidades. Ao realizar esse mapeamento, o projeto oferecerá um panorama das opções disponíveis, permitindo que os pedagogos tenham acesso a informações atualizadas e possam fazer escolhas informadas em relação ao uso da tecnologia em suas práticas. Ao serem questionados quanto a sua preparação para usar a tecnologia, temos o seguinte panorama: REFERENCIAIS TEÓRICOS A educação é um campo em constante evolução, e o avanço da tecnologia tem desempenhado um papel significativo na transformação do processo de ensino-aprendizagem. Nos últimos anos, observou-se um aumento significativo no uso de tecnologia em sala de aula, e os pedagogos são desafiados a buscar formas inovadoras de incorporar essas ferramentas em suas práticas pedagógicas. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a formação inicial sobre o uso de tecnologia por pedagogos em ambiente acadêmico e seus impactos nos processos profissionais. Compreender como os profissionais da educação estão sendo formados, se adaptando e incorporando a tecnologia em suas atividades é fundamental para melhorar a qualidade do ensino e preparar os profissionais para um mundo cada vez mais digital. Dessa forma, espera-se que os resultados deste projeto de pesquisa possam fornecer insights valiosos para os profissionais da educação, gestores escolares e formuladores de políticas educacionais, auxiliando-os na tomada de decisões informadas sobre o uso efetivo da tecnologia como recurso pedagógico. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Visando uma interpretação dos dados de realidade, vou utilizar a pesquisa qualitativa, buscando a coleta de dados através de entrevista semi estruturada. Este projeto de pesquisa – de abordagem qualitativa, natureza aplicada e de caráter exploratório – será desenvolvido por meio de estudos de caso. A pesquisa exploratória objetiva compreender a problemática estudada, de forma que o tema/problema investigado fosse explicitado, proporcionando maior familiaridade para com os pesquisadores. Para os procedimentos da investigação, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Inicialmente, faremos uma revisão da literatura sobre os processos educacionais na cultura digital, práticas pedagógicas e formação de professores na contemporaneidade. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, utilizando como forma de material de conhecimento a análise documental, questionários e a análise de conteúdo. Para alcançar os objetivos propostos, será realizada uma revisão bibliográfica abrangente, com a consulta de estudos e pesquisas recentes sobre o uso da tecnologia na educação. Além disso, serão realizadas entrevistas e pesquisas de campo, a fim de coletar dados empíricos sobre a experiência dos pedagogos com a tecnologia em suas práticas pedagógicas. A análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados permitirá obter uma visão abrangente sobre o tema e embasar as conclusões do estudo. Espera-se que este projeto de pesquisa contribua para o aprimoramento da prática pedagógica, fornecendo aos pedagogos um embasamento teórico e prático sobre o uso efetivo da tecnologia na educação. Além disso, espera-se que os resultados obtidos auxiliem na elaboração de políticas educacionais e na tomada de decisões em relação à implementação da tecnologia nas escolas. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os resultados da pesquisa permitirão identificar as principais tecnologias utilizadas na formação inicial de pedagogos, bem como os benefícios e desafios associados a essa integração. Além disso, serão exploradas as competências pedagógicas desenvolvidas pelos estudantes por meio do uso das tecnologias, bem como sua preparação para a prática docente. Espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento da formação inicial de pedagogos, fornecendo certificados para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras e eficazes, que promovam uma integração significativa das tecnologias. Os resultados poderão ser utilizados para orientar políticas educacionais e práticas institucionais, visando uma formação mais direcionada às demandas da sociedade contemporânea. CONSIDERAÇÕES FINAIS Pensar a formação inicial docente sobre tecnologia implica em desenvolver a capacidade dos educadores de compreender, utilizar criticamente e integrar a tecnologia de forma pedagogicamente relevante em sua prática profissional. Isso contribui para o seu desenvolvimento profissional e para a promoção de uma educação mais atendida com as demandas da sociedade digital e como produto, pretendemos elaborar um e-book, onde possamos refletir sobre essa relação do ensino superior na formação inicial dos pedagogos em relação as tecnologias.Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a compreensão do panorama atual do uso das tecnologias na formação de pedagogos, permitindo a identificação de lacunas e desafios a serem superados. Além disso, espera-se fornecer méritos para a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a formação docente frente às demandas da sociedade contemporânea e no mundo do trabalho, cada vez mais permeada pelas tecnologias. REFERÊNCIAS BACICH, Lilian. Adolfo Tanzi Neto, Fernando Trevisani. Ensino híbrido Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre/2015 BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. GATTI, Bernardete A. Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011, disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3571/3306 LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009. NÓVOA, Antonio. Escolas e professores, proteger, transformar e valorizar.Salvador.SEC/IAT.2022. PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants part 1.On the horizon, v. 9, n. 5,p. 1-6, 2001. PINTO, Álvaro Vieira Rio de Janeiro Contraponto, 2005. O conceito de tecnologia Volume I e II REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. (Educação e conhecimento).

Palavras-chave


Formação inicial do pedagogo; Pedagogia, tecnologia digital de informação e comunicação

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