Última alteração: 05-02-2024
Resumo
Este trabalho resulta de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio do Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi. Teve como objetivo identificar conhecimentos possibilitados pelo estágio curricular do curso, que contribuem para a formação dos estudantes na perspectiva de uma educação integral, com base na percepção dos estudantes, dos professores orientadores e dos supervisores da parte concedente. A produção de dados desta pesquisa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionário e entrevista. A metodologia de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, que permitiu compreender que o estágio curricular do curso promove a apropriação de conhecimentos comportamentais e saberes profissionais pelos estudantes, uma vez que, para a maioria destes jovens estudantes, o estágio curricular é o primeiro contato com o mundo do trabalho e o ambiente profissional. Desta forma, o estágio curricular em um curso de ensino médio integrado, é uma forma de aprendizagem de valor significativo e tem uma grande relevância para atender aos objetivos da formação humana integral.