Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
A Educação de Jovens e Adultos e a Política de Educação Profissional na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul: um interesse desinteressado dos governos estaduais?
mareliza fagundes de araujo duarte, mariglei severo maraschin

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


O objetivo do estudo foi investigar a EJA nos planos de governo, Yeda Crusius a Eduardo Leite e as aproximações com a Educação Profissional e, ao PROEJA.  Com relação à pesquisa que envolve a Educação de Jovens e Adultos, na Rede Estadual e as associações com a Educação Profissional, foi consequência da problematização de como os governos de Yeda Crusius a Eduardo Leite configuram as propostas para a EJA associada a Educação Profissional. A justificativa da pesquisa é com relação a valorização e qualificação da educação pública ofertada pela Rede Estadual do RS. Com relação a  Educação de Jovens e Adultos, as impressões que se tem, que sua oferta na Rede Estadual  é dentro de sua modalidade propriamente dita e que o interesse por aproximá-la (ou integrá-la) a Educação Profissional vem de longa data sendo esquecido. Dada a importância que assume este estudo para olhar a Educação Profissional associado a EJA na Rede Estadual, o grupo TransformAção vem procurando mapear, estas questões, tanto em nível nacional como estadual, por entender  ser significativo o PROEJA para o estudante trabalhador e trabalhadora que buscam escolarização e profissionalização.


Palavras-chave


educação de jovens e adultos;rede estadual de educação;pesquisa documental;proeja; educação profissional

Texto completo: PDF