Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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As macrotendências na educação ambiental: uma análise bibliográfica no contexto da educação profissional e tecnológica
Marciano Percincula, Vanesssa Pistóia Mariani

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Este texto apresenta um estudo realizado por um mestrando vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - campus Jaguari, que tem como objetivo investigar como as famílias dos estudantes de um curso técnico em agropecuária abordam a Educação Ambiental em seu cotidiano, considerando a formação profissional e tecnológica dos estudantes. O estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica abrangente, explorando abordagens, conceitos e discussões teóricas relacionadas à Educação Ambiental e suas macrotendências. A Educação Ambiental é considerada indispensável para a compreensão e promoção da sustentabilidade na sociedade contemporânea. A pesquisa utiliza três bases de dados renomadas para selecionar publicações recentes relacionadas às macrotendências da Educação Ambiental no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. A busca de artigos foi realizada nos últimos cinco anos, visando garantir a contemporaneidade e relevância dos estudos selecionados. Os resultados mostram que há uma grande quantidade de publicações relacionadas ao termo "Educação Ambiental", enquanto o termo "Macrotendências" possui um número limitado de registros. A análise revela que a prática docente e a interdisciplinaridade são temas recorrentes nos estudos, com ênfase na sustentabilidade como uma temática relevante. No entanto, há uma lacuna de pesquisa em relação às macrotendências da Educação Ambiental no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Em suma, aponta-se a necessidade de mais pesquisas sobre as macrotendências da no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, a fim de promover uma compreensão mais aprofundada e efetiva da incorporação dos princípios da Educação Ambiental no cotidiano das famílias dos estudantes.


Palavras-chave


Educação Ambiental; EPT; Macrotendências

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