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Autoavaliação da Política de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade na EPT: reflexões sobre o referencial teórico
Margarida Prestes de Souza, Clarice Monteiro Escott, Andrea Poletto Sonza

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Apresenta os resultados parciais da pesquisa qualitativa que investiga as possibilidades de autoavaliação da Política de Ações Afirmativas (PAAF), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), desenvolvida no Programa de pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), campus Porto Alegre. Traz um recorte do referencial teórico que sustenta a investigação, abordando questões relativas ao campo da Educação Profissional e Tecnológica, à avaliação institucional e à inclusão e diversidade. Ainda, mostra os primeiros resultados da pesquisa, coletados por meio da análise documental e relativos à PAAF. A questão que orienta a investigação consiste em verificar qual o formato mais adequado para avaliar a PAAF do IFRS, com vistas à verificação da materialização efetiva, acerca do cumprimento dos objetivos inicialmente propostos. O objetivo principal é compreender, analisar e promover alternativas para implementação de um processo de autoavaliação da PAAF do IFRS, que contribua para a sua consolidação. Os resultados parciais relativos à análise documental demonstram que o IFRS vem caminhando para a sua consolidação como instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica, comprometida com a inclusão educacional e social. Nesse contexto, espera-se que o produto educacional, resultado da pesquisa, seja útil e acessível a todos e que possa ser expandido aos demais campi do IFRS.


Palavras-chave


Ações Afirmativas; Inclusão e Diversidade; Instituto Federal; Educação Profissional e Tecnológica; Autoavaliação.

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