Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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Grupo Malala de direitos humanos
Eduardo Veríssimo Vargas Cortina

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Em meio às aulas de Geografia do Ensino Médio Integrado, os estudantes mostraram interesse em uma personagem real que é exemplo, especialmente para os jovens do Mundo Ocidental, de luta pessoal e coletiva por direitos. Na voz de Malala Yousafzai, democracia, cidadania e direitos humanos estão presentes de forma inequívoca. A visibilidade que conquistou internacionalmente perdura mesmo após ter recebido o Prêmio Nobel da Paz em 2014. A temática que discutiu e defendeu foram retomadas, hoje, em nosso cenário nacional. A criação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) reacendeu o debate sobre direitos básicos para todo cidadão e, aos 27 de fevereiro do corrente, o país se declarou candidato a uma vaga no Conselho de Direitos Humanos da ONU (UNHRC), órgão surgido em 15 de março de 2006.

Nossas ações dirigem-se aos estudantes do Ensino Médio, mas também aos jovens que cursam os Anos finais do Ensino Fundamental, levando-os a entender seu valor e o do próximo como seres humanos, a preservar a vida e os ecossistemas para que as próximas gerações possam viver em um mundo onde não haja espaço para o preconceito e a discriminação, seja ela por idade, etnia, origem, raça, religião, orientação política, língua e gênero.

O Grupo Malala tem o caráter de grupo de estudos, tendo como seu público-alvo os estudantes dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos das escolas da 20ª CRE – Palmeira das Missões-RS. Contando com 1 bolsista e 4 docentes do Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen-RS. As reuniões ordinárias ocorrem semanalmente e as reuniões gerais quinzenalmente em momentos destinados ao compartilhamento de informações, conhecimentos e saberes oriundos de leituras, noticiários, aulas e outras fontes. Os encontros servem também para elaborar ações de divulgação do projeto e dos próprios Direitos Humanos.



Palavras-chave


Direitos; Malala; Inclusão; Educação; Geografia;

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