Última alteração: 05-02-2024
Resumo
A presente pesquisa apresenta os resultados parciais de uma dissertação de mestrado e tem por finalidade abordar os saberes docentes necessários para promover a inclusão de alunos com deficiência nas aulas Educação Física no Ensino Médio Integrado. Tendo como objetivo geral mapear e descrever quais saberes docentes são mobilizados pelos professores de Educação Física para efetivar a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Em relação à metodologia abordada, foram realizadas pesquisas nas plataformas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Repositório de Recursos Educacionais Abertos sobre o assunto proposto. Os estudos mapeados indicam que ainda é necessário investir em formação, remuneração, materiais, tecnologias assistivas, leis e diretrizes que possibilitem a prática adequada na área para promover a inclusão dos estudantes com deficiência. No entanto, o ato de refletir sobre esse percurso já é o início para desenvolver a inclusão nas salas de aulas do Ensino Médio Integrado, assim como nas disciplinas de Educação Física.