Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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A formação dos saberes docentes: promovendo a inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física no ensino médio integrado
Fernanda Maurente Machado, Renata Porcher Scherer

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


A presente pesquisa apresenta os resultados parciais de uma dissertação de mestrado e tem por finalidade abordar os saberes docentes necessários para promover a inclusão de alunos com deficiência nas aulas Educação Física no Ensino Médio Integrado. Tendo como objetivo geral mapear e descrever quais saberes docentes são mobilizados pelos professores de Educação Física para efetivar a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Em relação à metodologia abordada, foram realizadas pesquisas nas plataformas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Repositório de Recursos Educacionais Abertos sobre o assunto proposto. Os estudos mapeados indicam que ainda é necessário investir em formação, remuneração, materiais, tecnologias assistivas, leis e diretrizes que possibilitem a prática adequada na área para promover a inclusão dos estudantes com deficiência. No entanto, o ato de refletir sobre esse percurso já é o início para desenvolver a inclusão nas salas de aulas do Ensino Médio Integrado, assim como nas disciplinas de Educação Física.

 


Palavras-chave


Educação Física; saberes docentes; inclusão; ensino médio integrado.

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