Última alteração: 05-02-2024
Resumo
Este trabalho é um recorte, e uma prévia, da dissertação, com o mesmo título, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari com orientação do Prof. Dr. Adão Caron Cambraia e com coorientação do Prof. Dr. Ricardo Antônio Rodrigues. A linha de pesquisa do trabalho é a de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, e macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da EPT. Com este artigo, pretendemos demostrar como desejamos colaborar com a potencialização das atividades educativas referentes as atividades práticas e de laboratório nas modalidades ofertadas do Curso Técnico em Edificações do Campus Panambi. Para isso, serão organizados espaços pedagógicos para desenvolver atividades de laboratório, no Campus Panambi, que conectem as disciplinas do núcleo tecnológico do curso Técnico em Edificações aos desafios científicos, tecnológicos e sociais que envolvem os discentes através de uma Pesquisa-ação Crítica e emancipatória. Nesta investigação, para uma possível Organização dos Espaços Pedagógicos, pensou-se na utilização da Pesquisa-ação Crítica (PAC) como referencial teórico e do método dos três momentos pedagógicos (3M) para a realização da ação prática, inseririndo todos os envolvidos nesse processo, ou seja: docentes, técnicos e discentes. Como resultado disso, pretende-se criar um Laboratório Virtual do Curso Técnico em Edificações como forma de produto educacional onde ficarão armazenadas e expostas as atividades desenvolvidades nesse processo coletivo e emancipatório.