Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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Acesso, permanência e êxito dos estudantes em cursos técnicos subsequentes: análise de estudos anteriores
Lidiane Bittencourt Barroso, Mariglei Severo Maraschin

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


O Brasil tem a terceira maior taxa de abandono escolar. Neste contexto, entende-se por abandono quando o estudante se desliga da escola, mas retorna no ano seguinte; enquanto evasão significa quando o estudante sai da escola e não volta mais. Embora exista legislação que garanta o acesso e a permanência dos estudantes, ainda se percebe altos índices de evasão nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo geral deste trabalho foi de analisar estudos anteriores sobre a temática evasão escolar, permanência e êxito em cursos técnicos subsequentes. A relevância desta pesquisa acadêmica na área da Educação está em vivenciar tal trabalho, apropriando-se do conceito do tripé: acesso, permanência e êxito. A metodologia adotada foi a análise de estudos anteriores, se há ou não trabalhos relacionados, foi feita uma revisão de obras publicadas, consultando online a base do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após os procedimentos metodológicos que levaram a 26 produções encontradas, destacando-se dois trabalhos do Mestrado em EPT da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), sendo uma dissertação que contém as 4 palavras-chave (Educação Profissional e Tecnológica; evasão escolar; permanência e êxito; curso técnico), as quais norteiam a fundamentação teórica, e a outra porque traz abordagem das fragilidades da Plataforma Nilo Peçanha (PNP). Contudo, para subsidiar a compreensão do cenário da EPT no país, considera-se a importância da utilização dos indicadores de gestão da PNP, ressaltando-se a necessidade de continuar realizando pesquisas que tragam informações sobre evasão, permanência e êxito na EPT, inclusive trazendo os impactos da pandemia. Esta pesquisa antecede a reformulação necessária para implementar Projetos Político Pedagógico (PPP) em cursos técnicos subsequentes.

Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica; Evasão Escolar; Permanência e Êxito; Curso Técnico.

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