Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica: um estudo nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogia do IFRS
Graziella de Camargo da Costa, Ana Sara Castaman, Liliana Soares Ferreira

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


O presente estudo tem por objetivo identificar os sentidos produzidos de Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em Cursos de Pedagogia presenciais, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tanto, realiza a Análise dos Movimentos de Sentidos produzidos nas Propostas Pedagógicas Curriculares (PPC), dos referidos cursos, do IFRS. Com base no estudo das matrizes curriculares, constatou-se que de quatro campi, sendo eles, Bento Gonçalves, Farroupilha, Alvorada e Vacaria, somente nos campi Alvorada e Farroupilha há componentes que possuem menção ao Trabalho e/ou EPT.


Palavras-chave


Trabalho. Educação Profissional e Tecnológica. Pedagogia. Projeto Pedagógico.

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