Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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Alunos com deficiência do IFRS e a inclusão no mundo do trabalho
Samuel dos Santos Mota, Andréa Poletto Sonza

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


A participação das pessoas com deficiência em todas as instâncias sociais é um direito e para que isso ocorra de forma acessível há uma série de normativas legais, como a Lei Brasileira de Inclusão. Nesse contexto, trazemos um recorte da pesquisa intitulada “Alunos com deficiência do IFRS e a inclusão no mundo do trabalho”, a qual está se desenvolvendo por meio do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Este estudo objetiva identificar, no que concerne aos estágios curriculares obrigatórios, quais elementos têm influenciado na inclusão dos alunos com deficiência do IFRS no mundo do trabalho. A pesquisa é de abordagem qualitativa e constitui-se em um estudo de caso a respeito dos cursos de ensino médio e superior do campus Porto Alegre do IFRS. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com os seguintes sujeitos vinculados à instituição: professores que acompanharam ou orientaram os alunos com deficiência durante as disciplinas de estágio curricular obrigatório; profissionais do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne); profissionais do setor de estágios e alunos e egressos com deficiência.

Palavras-chave


Alunos com deficiência; Inclusão; Mundo do trabalho.

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