Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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Ensino médio integrado à educação profissional: reflexões sobre os estágios supervisionados do IFSul
Luciana Fraga Hoppe, Ana Sara Castaman

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Os estágios supervisionados, tanto na sua forma obrigatória como não obrigatória, compõem os projetos pedagógicos dos cursos de ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) e se mostram como importante instrumento de articulação entre teoria e prática profissional. Também são relevantes como meio de articulação entre escola, estudantes e mundo do trabalho. Em vista disso, este estudo buscou mapear as ações desenvolvidas no setor de estágios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Para tanto, foi realizado estudo bibliográfico e documental, incluindo consultas ao sistema unificado de administração pública (SUAP). Ao final, foi possível identificar a relevância dos estágios e a necessidade de estreitamento de relações da instituição com o mundo do trabalho.

Palavras-chave


Estágios. Mundo do Trabalho. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional

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