Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: uma análise dos movimentos de sentidos em cursos presenciais do Rio Grande do Sul.
Graziella de Camargo da Costa, Luiza da Silva Braido, Liliana Soares Ferreira

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


O presente estudo tem por objetivo identificar, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Universidades Públicas e presenciais do Rio Grande do Sul (RS), quais os sentidos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos cursos de Pedagogia destas instituições. Como fundamento teórico-metodológico foi aplicada a Análise dos Movimentos de Sentido (AMS) e a análise documental nos PPC’s dos cursos de Pedagogia do RS. Com base no estudo, constatou-se que ocorre um distanciamento em relação às políticas educacionais que regulamentam os Institutos Federais. Em decorrência, as(os) futuros(as) pedagogas(os) não têm acesso a estudos com vistas a seu trabalho na Educação Profissional e Tecnológica.



Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Pedagogia. Análise dos Movimentos de Sentidos.

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