Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
Históriacast: Usos e possibilidades no ensino de história
Danilo Sorato Oliveira Moreira, Lilian Lobato do Carmo, Alanna Côrrea do Nascimento, Michele Souza Cruz Dutra

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Nos últimos tempos, a comunicação pública nos espaços digitais é parte fundamental da integração entre a comunidade científica e a sociedade. Neste processo de integração entre pesquisa, ensino  e extensão, o podcast é uma ferramenta que consegue cumprir com essa finalidade ao difundir projetos, atividades e ações dos institutos federais e da sociedade no espaço digital. A partir disso, o Históriacast tem por objetivo desenvolver uma possibilidade de prática pedagógica inovadora por meio de metodologias ativas nas Tecnologias Informacionais (TI’S) para o ensino de história local no Vale do Jari. A metodologia do trabalho é pautado pela revisão de literatura da área e da construção de uma prática pedagógica significativa. Os resultados encontrados foram pela renovação do trabalho de ensino de história, a autonomia discente na construção de conteúdos de história e a difusão de conteúdos qualitativos para a comunidade externa.


Palavras-chave


Instituto Federal; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino de História; Podcast

Texto completo: PDF