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Os sentidos do Trabalho na Educação Profissional: Um estudo a partir do IFRS
Última alteração: 05-02-2024
Resumo
Este texto apresenta resumo da tese de doutorado de mesmo título, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 2021. A tese focou nas relações entre trabalho e educação com objetivo principal de discutir como os sentidos atribuídos ao trabalho humano repercutem na educação profissional. A pesquisa foi realizada a partir da análise de documentos institucionais do IFRS e de entrevistas de dirigentes de ensino dos cinco campi da mesma instituição, situados na região metropolitana de Porto Alegre. Os referenciais teórico-metodológicos são os do materialismo histórico e dialético. As principais categorias analisadas foram trabalho, educação profissional, contradição e luta de classes em suas mediações com o cotidiano. Também abordou conceitos teóricos como politecnia e trabalho como princípio educativo. A partir da pesquisa, entendeu-se que a política de educação profissional do IFRS está em franca disputa, por um grupo de educadores do próprio IF que defendem, implementam ou acabam por reproduzir posições político-pedagógicas antagônicas às da educação profissional contra-hegemônica, para a qual os IFs foram criados em 2008. Também são analisados os elementos de como essas formulações alteram os objetivos institucionais e os vínculos do IFRS com o mundo do trabalho, subordinando a educação profissional às lógicas de mercado.
Palavras-chave
Educação Profissional; Trabalho e Educação; Institutos Federais; Sentidos do Trabalho; Políticas Educacionais
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