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Acesso, permanência e êxito: sugestões de alternativas institucionais em relação aos discentes dos cursos técnicos subsequentes do IFRS Campus Erechim com vínculo ao programa de reabilitação profissional do INSS
Ivan José Suszek, Maria Cristina Caminha de Castilhos França

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Neste texto apresentamos um recorte da dissertação de mestrado “Acesso, permanência e êxito dos segurados do programa de reabilitação profissional do INSS em cursos técnicos do IFRS Campus Erechim”. A pesquisa foi realizada com os discentes dos cursos técnicos subsequentes, que ingressaram entre os anos de 2017 a 2020 no IFRS/Campus Erechim, e que estavam vinculados ao Programa de Reabilitação Profissional (PRP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Este estudo foi preconizado devido às dificuldades apresentadas pelos discentes com o referido vínculo, que frequentavam os cursos técnicos subsequentes do IFRS Campus Erechim. Em relação a essas dificuldades, destaca-se que eles não conseguiam acompanhar o desenvolvimento regular da turma sendo que, além da dificuldade de compreensão dos conteúdos há as limitações funcionais para a realização das atividades. Aliado a isso, a formação destes discentes, anterior ao ingresso no IFRS, era via Educação de Jovens e Adultos (EJA) e afastados a tempos das salas de aula, o que representava um conhecimento muito superficial sobre os currículos formativos, necessitando uma atenção muito maior. Mesmo assim, as dificuldades em progredir nos seus propósitos continuavam.

Posto isso, a pesquisa buscou desvelar: Quais são as ações institucionais possíveis para sanar os elementos em desacordo com a perspectiva emancipatória em educação e proporcionar condições de permanência e êxito dos discentes que ingressam nos cursos técnicos subsequentes do IFRS Campus Erechim, via processo seletivo, com o viés de reabilitação profissional exigida pelo INSS?

Nesse sentido, foi necessário contextualizar os entes federativos: IFRS e INSS, verificar os subsídios que o IFRS possui para permanência e êxito, compreender as dificuldades que levam à retenção e à evasão dos discentes em PRP, contextualizar o acesso, a permanência, o êxito e a inclusão social.

 


Palavras-chave


Acesso, permanência e êxito; Reabilitação Profissional; ProfEPT.

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