Última alteração: 05-02-2024
Resumo
Neste texto apresentamos um recorte da dissertação de mestrado “Acesso, permanência e êxito dos segurados do programa de reabilitação profissional do INSS em cursos técnicos do IFRS Campus Erechim”. A pesquisa foi realizada com os discentes dos cursos técnicos subsequentes, que ingressaram entre os anos de 2017 a 2020 no IFRS/Campus Erechim, e que estavam vinculados ao Programa de Reabilitação Profissional (PRP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Este estudo foi preconizado devido às dificuldades apresentadas pelos discentes com o referido vínculo, que frequentavam os cursos técnicos subsequentes do IFRS Campus Erechim. Em relação a essas dificuldades, destaca-se que eles não conseguiam acompanhar o desenvolvimento regular da turma sendo que, além da dificuldade de compreensão dos conteúdos há as limitações funcionais para a realização das atividades. Aliado a isso, a formação destes discentes, anterior ao ingresso no IFRS, era via Educação de Jovens e Adultos (EJA) e afastados a tempos das salas de aula, o que representava um conhecimento muito superficial sobre os currículos formativos, necessitando uma atenção muito maior. Mesmo assim, as dificuldades em progredir nos seus propósitos continuavam.
Posto isso, a pesquisa buscou desvelar: Quais são as ações institucionais possíveis para sanar os elementos em desacordo com a perspectiva emancipatória em educação e proporcionar condições de permanência e êxito dos discentes que ingressam nos cursos técnicos subsequentes do IFRS Campus Erechim, via processo seletivo, com o viés de reabilitação profissional exigida pelo INSS?
Nesse sentido, foi necessário contextualizar os entes federativos: IFRS e INSS, verificar os subsídios que o IFRS possui para permanência e êxito, compreender as dificuldades que levam à retenção e à evasão dos discentes em PRP, contextualizar o acesso, a permanência, o êxito e a inclusão social.