Última alteração: 05-02-2024
Resumo
Uma nação tem a obrigação de planejar o futuro de seu ensino, buscando oferecer uma educação com mais qualidade para seu povo. No Brasil, a avaliação da educação profissional não está inserida no contexto das avaliações empreendidas pelo país. O que demonstra o desinteresse do Estado em materializar um sistema de avaliação institucional para este nível de ensino. O contexto globalizado da sociedade hodierna, o crescimento exarcebado do capitalismo e a escassez econômica interferem nos rumos das instituições de educação profissional, ter presente quais os valores e a missão da educação profissional é substancial para que a essência da função da educação profissional não seja esquecida. Este trabalho buscou dissertar sobre a importância da elaboração de um sistema de avaliação da educação profissional, considerando o direito humano à educação de qualidade no tocante à democratização da educação. A investigação se justifica na função social da avaliação institucional, pois além de ser uma ferramenta profícua na consolidação das prioridades estabelecidas nos planos educacionais, a avaliação institucional pode ser vista como uma ferramenta capaz de garantir transparência às ações das instituições de ensino, e os resultados obtidos podem ser vistos como uma prestação de contas das instituições para com a sociedade. Conclui-se que a elaboração de um sistema de avaliação da educação profissional vai além da avaliação dos conhecimentos referentes a um determinado ofício, tem a finalidade de verificar se a formação profissional está coerente com as exigências e perfis profissionais e se os serviços educacionais ofertados são eficazes e que promovem, de fato, uma aprendizagem efetiva.