Tamanho da fonte:
Projeto Shark Tank TMSI: uma experiência de aprendizagem baseada em projetos com estudantes de ensino médio integrado
Última alteração: 05-02-2024
Resumo
A evolução tecnológica e as alterações no mundo do trabalho evidenciam a importância de estar atento às novas competências do aluno no século XXI, buscando desenvolver tais competências, um grupo de professores do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS - Campus Sertão mediou o Projeto Shark Tank TMSI, realizado com base na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Este estudo tem como objetivo relatar o processo de implementação do projeto, identificando as possíveis contribuições para o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências pessoais em estudantes do ensino médio integrado. As atividades foram desenvolvidas de acordo com o modelo Abordagem-projeto, de forma interdisciplinar, durante o 2º trimestre do ano letivo de 2022. Foi realizado com duas turmas do 3º ano do curso TMSI, 32 alunos participaram das atividades, divididos em 8 grupos de 4 integrantes. Os alunos foram desafiados a idealizar uma solução usando a Tecnologia da Informação, cada grupo criou uma empresa e desenvolveu o protótipo de um produto tecnológico. As atividades integraram, principalmente, as áreas de Administração e Tecnologia da Informação. As apresentações dos projetos ocorreram em evento aberto para todos alunos do curso. Cada grupo defendeu seu projeto para uma banca de examinadores e foi avaliada conforme critérios pré-definidos. Os dois projetos melhor avaliados receberam destaque e premiação. A metodologia mostrou-se uma abordagem pedagógica enriquecedora, capaz de promover a aprendizagem significativa, aprimorando habilidades dos alunos e propiciando o desenvolvimento de competências como: resolução de problemas, colaboração, negociação, planejamento, liderança, resiliência e criatividade.
Palavras-chave
Aprendizagem baseada em projetos; Prototipação; Aplicativos computacionais; Ensino médio integrado; Metodologias ativas
Texto completo:
PDF