11º Seminário de Iniciação Científica (SICT)
ABC das redes: implicações do determinismo tecnológico | |
Yasmin Fernandes Jardim, Raquel Folmer Correa, Igor da Silva Fagundes, Vicenti Ciotta Lima |
Decomposição de matéria seca de plantas de cobertura em sistemas de manejo de um Latossolo | |
Júlia Letícia Cassel, Daniela Batista dos Santos, Bruna Dalcin Pimenta, Rodrigo Luiz Ludwig |
Desenvolvimento de materiais - físicos e digitais - para educação STEM | |
Brenda Luísa Dupont Sauthier, Diego Lieban, Allana Biscaia |
Perfil do estudante de ensino médio do Campus Veranópolis | |
Henrique Hoffmann Ramos, Marcos Vinícios Luft |
Disputa dos presidenciáveis pelo apoio pentecostal: a importância do voto evangélico nas eleições brasileiras de 2022 | |
Bianca Elizabeth Suthoff Lunkes, Janine Bendorovicz Trevisan |
Enemática: um site educacional de matemática para o ENEM. | |
Vinícius Eduardo Lima Lodi, Marcelo Maraschin de Souza |
Proposta de desenvolvimento de metodologia para realização de análise granulométrica de solos - Ano 3 | |
Alice Lazzari, Márcio Luis Vieira, Gabriel da Costa Follmer |
Elaboração de biopolímeros com resíduos de malte utilizado na fabricação de cerveja | |
Augusto Rizzardo Bettoni, Daniel Martins Ayub, Norberto Arduino Locatelli, Roberta Nehme de Moura, Shana Paula Segala Miotto, Roberta Schmatz, Cristian Schweitzer de Oliveira |
Aprimoramento do RevisãoOnline: uma nova forma de estudar redações | |
Ana Carolina Barreto Linck, Marcio Bigolin, Gabriel Zanella Bardini, Giovani Ferreira de Alencoi |
Possibilidades para a educação 4.0 na educação básica | |
Andressa Machado Rubin, Carine Bueira Loureiro |
Gênero e mercado de trabalho: a formação técnica e a iniciação profissional de jovens mulheres | |
Yasmim Marcena, Vanessa Soares de Castro, Juliana Battisti, Nathália Luiza Giraud Gasparini, Kauane Santos de Oliveira, Marina Luft |
A socialização de gênero na formação profissional de estudantes mulheres do IFRS | |
Marina Luft, Vanessa Soares de Castro, Juliana Battisti, Nathália Luiza Giraud Gasparini, Kauane Santos de Oliveira, Yasmim Marcena |
Mulheres no ensino médio integrado: as estratégias de resistência frente a divisão sexual do trabalho | |
Kauane Santos de Oliveira, Vanessa Soares de Castro, Juliana Battisti, Nathalia Luiza Giraud Gasparini, Yasmim Marcena, Marina Luft |
Filosofia do amor conjugal no Orgulho e Preconceito de Jane Austen | |
Sofia de Freitas Leitão, Franco Nero Antunes Soares, Lorenza Corti Villa, Elisa Seerig |
Mudanças patrimoniais e concentração fundiária em torno do setor de silvicultura para celulose e papel no Rio Grande do Sul: o caso da Celulose Riograndense | |
Lara Lopes da Silva, Jefferson Rodrigues dos Santos, Kymberlyn Vitória da Silva Lima, Camila Padilha Bueno, Raissa Silva Lima |
Representatividade e Identidade Social: influência dos padrões de beleza aliados ao preconceito nas jovens | |
Ana Carolina Peruzo, Janine Trevisan, Allana Canacar Biscaia, Rafaela Longhi Zandonai |
Transformações na propriedade fundiária em Alfredo Chaves (1903-1907) | |
Gabriela Guarda Bés, Marcos Vinícios Luft |
Leitura em língua inglesa e o texto digital multimodal: um estudo investigativo com crianças nos anos iniciais de ensino a partir do aplicativo Mobeybou | |
Milena Vieira FERRI, Isabel Cristina Tedesco Selistre, Ingrid Gonçalves Caseira, Juliana Colombo Lopes |
A produção e interação com as artes visuais por uma educação estética | |
Júlia Prates dos Santos Girardi, Viviane . Diehl, Leticia . Lazzari, Sílvia Regina . Grando, Rosana Tagliari Bortolin |
Desempenho de cultivar de trigo submetida a diferentes doses e formas de aplicação de nitrogênio, condicionadas pelo uso de regulador de crescimento | |
Fabiel André Cossul, Bruna Dalcin Pimenta, Bruna Eduarda Kreling, Cristiano Tonet, Thaís Aline Dierings, Eduarda Caroline Sand, Emerson Soares Lopes |
Viabilidade da utilização de Bactérias Promotoras de Crescimento de Plantas na cultura do trigo. | |
Raíssa Salvadori Reckziegel, Rodrigo Luiz Ludwig, Roberto Saggin Visoto, Vinícius Neitzke Pagliarini, Tiago Ronaldi Giongo, Bruna Canabarro Pozzebon, Gabriel de Franceschi dos Santos |
Uma proposta de sistema de monitoramento de campo por meio de imagens | |
Rafael Lauxen, Ronaldo da Rosa, Willian Bergonsi, Andressa Lovatto, Leonardo Cury, Shana Flores, Augusto Cristofoli |
Silvicultura para celulose e papel e transformações na cobertura do solo no Rio Grande do Sul: o caso da mesorregião sudeste riograndense | |
Kymberlyn Vitória da Silva Lima, Jefferson Rodrigues dos Santos, Lara Lopes Da Silva, Camila Padilha Bueno, Raissa Silva Lima |
Análise da experiência de uso de jogos sérios de simulação de negócios utilizando interfaces fisiológicas | |
Fernando Augusto Cassimiro Lima, Cleiton Pons Ferreira |
Estudo e caracterização de propriedades físico-hídricas de substratos agrícolas - Ano 2 (Adição de condicionadores) | |
Gabriel Da Costa Follmer, Marcio Luis Vieira, Alice Lazzari |
Sistema digital adaptativo para simulação de luminosidade em testes de relés de iluminação pública para smart cities | |
Kalani Agostinho Rossi Alfaro, Edison Silva Lima, Dolurdes Voos, Vinícius Amorim Da Silveira, Sofia Comerlato Bettanzos |
Desempenho agronômico do trigo com antecipação da semeadura | |
Everton Luiz Kummer, Marcos Paulo Ludwig, Renan Peruzzo, Gustavo Fernando Marquetti |
Estudo e desenvolvimento de um smart contract para monitoramento de contratos de franquia via blockchain | |
Giovani André Gasparin, Roger Sá Da Silva, Clair Lemos, Erik Schüler, Leonardo Mateus Marson |
10º Seminário de Extensão (SEMEX)
Coletor de esporos para monitoramento e manejo da ferrugem-asiática da soja nos Campos de Cima da Serra. | |
Emilli Parizotto Tochetto, Rafael Roberto Dallegrave Negretti, Melanie Nicolodi, Willian Rangel Fernandes Leite, Lucas Peretti Carissimi |
Construção de coletor de esporos para monitoramento da ferrugem-asiática da soja. | |
Melanie Ivani Nicolodi, Rafael Roberto Dallegrave Negretti, Emilli Tochetto, Willian Rangel Fernandes Leite, Tauane Catilza Lopes Fernandes |
O geoprocessamento como ferramenta para auxiliar no combate à tuberculose: medidas possíveis. | |
Lívia Soares Martins, Franciane de Lima Coimbra, Laura Dorneles Lemes |
Atividades de equoterapia para o município de Coxilha | |
Isadora dos Santos Lazzari, Marcos Antônio de Oliveira, Ana Caroline da Rosa |
Oficinas de educação ambiental na trilha ecológica do IFRS - Campus Rolante. | |
Felipe Kauan Dos Santos, Karina Rodrigues Lorenzatto, Fernanda dos Santos Sehn, Henrique Viesloski, Guilherme Kauan Dineck Gonçalves, Natália Linn |
Moda e customização como renda e pauta ambiental | |
Luisa Schwade Jahn, Fedra Quijano Kruger, Julia Rolhf da Rosa, Milena Nazzari Assmus, Raquel Ferreira da Rosa, Sandy de Castro Lopes, Yllana Soares Laguna |
Núcleo de estudos em agroecologia, segurança alimentar e nutricional sustentável, e educação ambiental - NEA, IFRS Campus Osório | |
Isadora Girardelo da Silva, Lisiane Zanella, Sara Lima, Gabriella Moreira |
Programa de ações do NEA IFRS Campus Osório | |
Sara de Araujo Lima, Lisiane Zanella, Isadora Girardelo Silva |
Bate-mãos: comunidade surda em ação | |
Raquel Ferreira da Rosa, Maria Cristina Viana Laguna |
Diálogo e antítese: relações entre ciência e fé | |
Débora Wiatroscki de Alexandre, Cláudio Antônio Cardoso Leite |
Por dentro do campus | |
Milena Caratti de Almeida, Marcos Vinícios Luft, Carolina Kruse Ramos, Eduarda Furlan Deconto, Roger Sá da Silva |
PROPES - Programa permanente de estudos surdos | |
Amanda Schaider, Maria Cristina Viana Laguna |
Um recorte da arte cerâmica contemporânea sul brasileira compondo um material educativo. | |
Amanda Kempf, Viviane Diehl, Cauã Alves Calixto, Sandro Ouriques Cardoso, Rosana Tagliari Bortolin, Carlos Augusto Nunes Camargo, Lilian Cláudia Xavier Cordeiro, Letícia Lazzari |
Projeto Leia+mulheres Campus Ibirubá: literatura e gênero em intersecção | |
Pâmela Gomes dos Santos, Silvani Lopes Lima, Helena Pastório Dambrós, Laura Oliveira da Cunha |
Sarau do sol e da lua: retomando o presencial. | |
Luiza Vargas Bitencourt, Fábio Azambuja Marçal, Maluza Gonçalves dos Santos, Cleiton Luiz Freitas de Oliveira, Michelle Arype Girardi Lorenzetti |
Artletter: escrita criativa como propulsor para a conexão artística. | |
Ana Christina Cruz Schittler, Priscila Silva Esteves, Maíra Bae Baladão Vieira, Danilo Mattes Navarro Filho, Caroline Araujo Ligabue |
Descolonizando o pensamento: A formação docente para uma educação antirracista. | |
Maria Alice Machado Rodrigues, Sabrina Hax Duro Rosa, Rosemar Gomes Lemos |
Evasão na educação popular: causas e consequências enfrentadas pelo pré-vestibular popular Minervino de Oliveira. | |
Jociele Fagundes Barcellos, André Luis Demichei, Isabela Feijó da Silva, Milena Nazzari Assmus, Sandy de Castro Lopes |
Oficinas de matemática: uma introdução ao estudo de probabilidade com meninas de escolas públicas de Canoas | |
Tayná Menezes Lemes, Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues, Emilly Binsfeld Lui |
ProgIF: levando programação às escolas públicas através da robótica educacional. | |
Yuri Agliardi Cifuentes, Marcelo Paravisi, Bruno Chagas Fernandes, Terrimar Ignácio Pasqualetto, Bianca Dutra Guidoni, Thômas Ximendes Romero, Jéssica Gelsdorf, Thaís Ramos Viegas, Kauane Santos Oliveira, Sthefanny Santos Da Silva, Igor Balest Farias, Roben Lunardi |
Produção de materiais didáticos por impressão 3D como possibilidade de aproximar professoras de ciências e matemática da tecnologia. | |
Carolina Vitória Rosanelli, Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa, Marina Cavinato, Gabriel Lovato |
Experiências de leitura compartilhadas. | |
Catharine Isadora Nonemacher Ledur, Izandra Alves, Viviane Diehl, Julia John Antonio, Lucas Rodrigues Silva |
Alumni IFRS: o programa que conecta ex-alunos ao IFRS. | |
Aline Fraga Da Silva, Roben Castagna Lunardi, Silvia Schiedeck, Leila Schwarz |
Pré-vestibular popular Minervino de Oliveira: desafios de um ensino popular na cidade de Alvorada (RS). | |
Isabela Feijó Silva, André Demichei, Jociele Fagundes Barcellos, Milena Nazzari Assmus, Sandy de Castro Lopes |
Português como língua de acolhimento | |
Rosani Maria Baumgarten, Laura Helena Hahn Nonnenmacher, Renz Monel Cadet, Soinel Louis |
Educação estatística nos anos finais do ensino fundamental: desenvolvendo o letramento estatístico matemático. | |
Clarissa Macedo Borges, Patrícia Anselmo Zanotta, Lúcia Andréia de Souza Rocha, Lúcia Andréia de Souza Rocha, Rodrigo Ávila Lopes, Rodrigo Ávila Lopes |
9º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)
Conhecendo a ovinocultura no IFRS − Campus Sertão: atividades práticas e lúdicas | |
Laura Lappe Zago, Juliana Márcia Rogalski, Vanusa Maria Primer Zacharia, Emanuele de Souza Teló, Gabriel Gubiani |
Corrente Alternada: Teoria e Prática | |
Gabriel Martins Guimarães, Rodrigo Gehrke Tonin, Augusto Ferreira Luz, José Eli Santos dos Santos, Thiago dos Santos da Fonseca |
Hora h: diálogos sobre educação sobre educação sexual no ambiente escolar | |
Guilherme Kauan Dineck Gonçalves, Karina Rodrigues Lorenzatto, Natália Martins Linn |
Integração curricular no curso Técnico Integrado em Informática: as cidades educadoras como tema do Projeto Integrador | |
Luiz Fernando Andrade, Rodrigo Lange |
Expressão musical: o papel da música como ferramenta de manifestação pelos jovens | |
Matias Cortelini Zacharias, Roger Sá da Silva, Fernanda Possamai Bastos, Laís Fonseca, Marcos Vinícios Luft |
Clube de Debates | |
Juliano Tapparello Zanol, Carolina Kruse Ramos, Marcos Vinícios Luft, Michele Doris Catro, João Carlos Cavalheiros, Anselmo Heidrich |
A relação do desenvolvimento cítico e o grupo de debates no meio educacional | |
Eduarda Loss, Gabriella Rocha de Freitas, Milena Cordeiro, Emeli Branda Ulrich, Gustavo Conde Margarites |
Grupo de debates e o interesse de minorias | |
Emeli Branda Ulrich, Gabriella Rocha de Freitas, Milena Cordeiro, Eduarda Loss, Gustavo Conde Margarites |
Floresça: a jardinagem e paisagismo no IFRS campus Osório | |
Sara de Araujo Lima, Agnes Schmeling, Yasmim Roso |
O que influencia um jovem a escolher o ensino integrado do IFRS-RG? | |
Rafaela Roll Corrêa, Luis Humberto Ferrari Loureiro, Lara Henriques Braz |
Simulações inspiradas nos modelos das nações unidas no âmbito do ensino médio | PDF () |
Suzana Pimenta Lentz, Roberta dos Reis Neuhold, Giulia Marques Alves, Gabriela Ribas de Sá |
Determinação da curva parcial de retenção de água no solo para manejo de irrigação | |
Vitor de Oliveira Longhi, Rogério Ricalde Torres |
7º Seminário de Pós-Graduação (SPG)
Análise de proposta de marca coletiva para a Associação de Agroindústrias Familiares de Bento Gonçalves | |
Daiane Londero, Shana Sabbado Flores |
Sessão de Indissociabilidade
Desenvolvimento de uma linha de galvanização em escala laboratorial visando melhorar o processo de ensino aprendizagem, a produção científica e tecnológica e a prática extensionista | |
Thaís Suzin, Fabiana Lopes da Silva, Fábio Lodi |
IFRS Campus Osório mais sustentável | |
Gabriella Ribeiro Moreira, Lisiane Zanella, Sara de Araujo Lima, Isadora Girardelo da Silva |
Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas (LABPED) conectando saberes com o contexto escolar | |
Marcelo Luís Rossi, Samantha Dias de Lima, Rúbia Aparecida Antunes Cavalheiro |
“Vamos brincar juntos?”: (Inter)Ações da brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia - Campus Farroupilha | |
Daniele Zamboni, Samantha Dias de Lima, Iêda Ferreira de Souza |
Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT)
Revisão de ferramentas para testes em smart contracts | |
Eduardo Fraga de Freitas, Roben Castagna Lunardi |
Entendendo como interagem os espaços de inovação nos habitats do IFRS de acordo com a ANPROTEC e o manual de parcerias do MEC | |
Glauber Luis de Oliveira Farias, Ana Caroline Dzulinski, Julia Araujo, Vinicius Zanchet de Lima |
Um panorama do projeto IDEALIZAR: soluções tecnológicas criativas para problemas locais | |
Ana Clara de Lacerda, Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues, Davi Lopes Soares |
Mostra de Arte
Os fios e nós na pandemia: as teias entrelaçadas para além da casa-gaiola | |
Catharine Isadora Nonemacher Ledur, Izandra Alves, Viviane Diehl, Julia John Antonio, Lucas Rodrigues Silva |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .