Última alteração: 18-11-2022
Resumo
O projeto Experiências de leitura compartilhadas do IFRS, Campus Feliz, tem por objetivo adentrar os espaços formais e não formais de leitura com o intuito de colocar o texto literário no centro do debate. Em nível geral, muito se discute sobre a necessidade de ler, porém, pouco efetivamente se faz para formar leitores proficientes e com autonomia de pensamento, pois apenas possibilitar acesso a livros não garante que a leitura aconteça, tampouco que a experiência com os textos seja significativa. Assim, acreditamos que mediar a leitura é essencial para aproximar as pessoas dos livros e contribuir para seu (re) descobrir-se e ressignificar-se. Nesse sentido, as demandas da comunidade são trazidas em reuniões de planejamento conjunto, tão logo o ano letivo começa e, periodicamente, analisadas e avaliadas, conforme necessidades de adequações a partir da realização dos encontros extensionistas com os diferentes grupos, tanto em escolas como fora delas. Encontros entre estudantes de diferentes níveis de ensino e redes têm acontecido durante todo o ano oportunizando as trocas de experiências leitoras entre os grupos que leem os mesmos textos e, posteriormente, dialogam e (re) constroem saberes tendo como aliada a arte em suas diferentes dimensões: música, teatro, dança, pintura entre outros. A aproximação entre pessoas de gerações distintas também acontece mediada pela palavra em forma de arte, trata-se do encontro dos estudantes do campus com grupos de idosos/as do município que visitaram a instituição no mês de julho e, em conjunto, além de outras atividades, leram poesias e compartilharam suas vivências, a partir do que os textos despertaram em cada um/a. Ao saltar os muros da escola e reafirmar o propósito de que todo e qualquer lugar pode ser espaço para a leitura, destaca-se a ação que levou livros literários ao supermercado da cidade em um gelado sábado de agosto. A parceria firmada com aquela empresa deixou marcas positivas, pois 85% dos livros deixados nas prateleiras foram levados em apenas 10 horas. Como resultados positivos das ações, também se destacam as postagens em redes sociais que valorizam as atividades, além da avaliação feita com as equipes após cada ação. Nota-se, então, que a comunidade aprecia as atividades, valoriza os esforços das equipes envolvidas e participa ativamente das proposições o que reitera a importância do IFRS, Campus Feliz, em se fazer presente nos distintos espaços e em constante diálogo com suas comunidades em busca de construir saberes e vivenciar experiências que sejam significativas para todos.