Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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ProgIF: levando programação às escolas públicas através da robótica educacional.
Yuri Agliardi Cifuentes, Marcelo Paravisi, Bruno Chagas Fernandes, Terrimar Ignácio Pasqualetto, Bianca Dutra Guidoni, Thômas Ximendes Romero, Jéssica Gelsdorf, Thaís Ramos Viegas, Kauane Santos Oliveira, Sthefanny Santos Da Silva, Igor Balest Farias, Roben Lunardi

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


O projeto de extensão ProgIF, parceria entre o Campus Osório e o Campus Restinga, objetiva ensinar programação através da robótica educacional, aos alunos dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de Osório/RS, Viamão/RS e Porto Alegre/RS, bem como das escolas municipais de Imbé/RS. Essa ação de extensão visa minimizar a percepção que os estudantes têm de que o IFRS é inalcançável, conforme é relatado por professores e gestores das escolas da rede pública de ensino da região. Desta forma, essas oficinas permitirão aproximar o IFRS - Campus Osório e Campus Restinga da sua comunidade, apresentando-o como uma opção para a continuidade dos estudos ao longo do Ensino Médio Integrado. Além disso, o projeto pode despertar o interesse dos estudantes pelas áreas das exatas e da tecnologia. Essas oficinas fazem o uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, a qual demanda a definição de uma âncora para fundamentar o ensino e a aprendizagem dos estudantes com um cenário do mundo real. Assim sendo, a questão motriz é a construção de um dispositivo autônomo, para contribuir com a limpeza das ruas do próprio bairro e da cidade em que residem. Por meio dessa metodologia, os estudantes se engajam na proposta com maior interesse, obtendo-se uma aprendizagem mais significativa e mais próxima da realidade. Uma vez que esta coloca o estudante como protagonista central, deixando de ser apenas receptor de informações como nos métodos tradicionais de ensino. Para isso, é fornecido para cada grupo um kit de robótica, sendo que os encontros das escolas de Osório e Imbé são realizados no laboratório maker do IFRS Campus Osório, o que permite a fabricação de peças e componentes a serem utilizados conforme a necessidade de cada grupo. Essa produção pode ser feita por meio de materiais simples como cola, papel e tesoura, bem como por meio de impressoras 3D e máquina de corte CNC a laser. No caso de Viamão e Porto Alegre, as atividades são realizadas em escolas polos: Escola Estadual Setembrina e Escola Estadual Raul Pilla, respectivamente. Ao final desse projeto, terão sido ofertadas vagas para 416 estudantes de ensino fundamental e até 32 professores da rede pública de ensino. Com isso, espera-se que a capacitação de professores e estudantes permita que esses se tornem disseminadores da programação e da robótica educacional na rede pública de ensino.



Palavras-chave


Robótica educacional; Pensamento computacional; Ensino de programação.

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