Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Corrente Alternada: Teoria e Prática
Gabriel Martins Guimarães, Rodrigo Gehrke Tonin, Augusto Ferreira Luz, José Eli Santos dos Santos, Thiago dos Santos da Fonseca

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A disciplina de Corrente Alternada do Curso Técnico em Eletrotécnica do Campus Rio Grande tem um  papel fundamental para o desenvolvimento das disciplinas técnicas que dão continuidade ao curso. Seus conteúdos abordam partes importantes da matemática e da física que servem como a base para a matéria que será trabalhada nos segundos ano/semestre pela disciplina. Por necessitar uma maior compreensão destes assuntos, os estudantes apresentam muitas dificuldades de aprendizado, o que é refletido nas notas, na falta de interesse e desistência da disciplina. Dessa forma, o projeto tem como objetivo reverter isso o máximo possível, proporcionando ao aluno mais materiais, experimentos práticos, horários de atendimento que convergem em uma troca de experiências entre os alunos e os bolsistas e mais interesse na disciplina. No período de ensino exclusivamente remoto, por conta da pandemia, o projeto foi reduzido a experimentos por simulação e desenvolvimento de apostilas, porém com a volta do ensino presencial, estão sendo elaborados experimentos e práticas de laboratório que desenvolvem as habilidades técnicas dos alunos com os assuntos da área. Mesmo com a volta do ensino presencial, ainda são disponibilizados materiais didáticos optativos pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, são utilizados os simuladores e é realizada atualização de apostila e lista de exercícios. É de suma importância incentivar os alunos após a volta do ensino remoto, pois eles tem que aprender muito com esta disciplina para conseguir avançar com êxito no curso, afinal eles voltam a fazer avaliações presenciais, nas quais muitos podem ter dificuldades para ter melhores desempenhos, com o ensino presencial, os materiais têm sido melhorados, tanto em correções quanto em criatividade para incentivar os alunos a estudarem. Para tal, foram ampliados os horários de atendimento, nos quais os bolsistas são encarregados de sanar dúvidas sobre os assuntos pertinentes à matéria, e aproximar o diálogo com os alunos da disciplina. Desde a implantação do projeto, é notável a mudança de visão dos alunos sobre a disciplina, pois eles vêm percebendo que a base da parte profissionalizante do curso pode ser muito interessante e bem menos exaustiva do que aparenta ser. Uma das dificuldades encontradas durante este período do projeto foi a diminuição de vagas para bolsistas, devido aos cortes de verba, sendo que, quanto mais bolsistas tivessem envolvidos, melhores e mais eficientes seriam os resultados, pois aumentariam os horários de atendimentos, realização de experimentos práticos e as montagens em laboratório poderiam ser ampliadas

Palavras-chave


Corrente Alternada, Motivação, Aprendizagem

Texto completo: PDF