Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Um panorama do projeto IDEALIZAR: soluções tecnológicas criativas para problemas locais
Ana Clara de Lacerda, Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues, Davi Lopes Soares

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


O projeto “IDEALIZAR: soluções tecnológicas criativas para problemas locais” é uma parceria do IFRS – campus Canoas com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Canoas/RS, contemplado no Edital IFES 03/2020 (Chamada IFRS 34/2020) e que iniciou em Janeiro/2021 com duração de 24 meses. O objetivo do projeto é levar uma visão empreendedora, inovadora e tecnológica para que os estudantes possam resolver problemas cotidianos e locais. A equipe é composta por 8 professores do IFRS - Campus Canoas, uma representante da SME, 4 bolsistas de ensino médio e 1 bolsista de ensino superior. O projeto é desenvolvido em 4 escolas municipais de ensino fundamental, localizadas em áreas de vulnerabilidade social de Canoas: Carlos Drummond de Andrade, David Canabarro, Paulo VI e Paulo Freire. Em 2021, as atividades foram oferecidas aos estudantes de 8º ano e, em 2022, estão sendo ofertadas aos mesmos 240 estudantes que estão cursando o 9º ano. As primeiras atividades foram realizadas de forma remota, em função da pandemia. No segundo semestre de 2021, aos poucos, as atividades presenciais passaram a ser realizadas nas dependências das escolas. A primeira etapa do projeto foi a “Sensibilização da Comunidade Escolar”, onde ocorreram  encontros virtuais entre professores, direção e alunos a fim de apresentar o projeto. Nessa etapa também foi realizada uma live com uma ex-estudante de escola pública do nordeste brasileiro que ganhou prêmios em eventos científicos e bolsas para estudar fora do país. A etapa “Mas afinal o que é Economia 4.0?” contemplou a realização das oficinas de Iniciação Científica, Planilhas do Google e Empreendedorismo de forma remota, além das oficinas presenciais de Educação financeira, Iniciação à Programação e Modelagem para impressão 3D. Os estudantes das escolas municipais puderam conhecer o Campus Canoas em visitas realizadas entre junho e setembro de 2022 para realizar a oficina de Modelagem para impressão 3D. A terceira etapa chama-se “Mão na Massa” porque os estudantes são desafiados a elaborar projetos para solucionar problemas reais e locais, utilizando como metodologia o Design Thinking. Até o momento, foram realizadas as etapas de Ideação e Inspiração com todas as turmas de 9º ano das escolas, faltando apenas as etapas de Prototipação e Teste. No final do projeto será realizada a etapa “Conectados” visando integrar os participantes e apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Como resultados já observados, pode-se destacar o envolvimento e interesse dos estudantes pelas temáticas abordadas nas oficinas e a participação da maioria na realização das etapas do Design Thinking (Mão na Massa). Espera-se, como resultado final, que sejam ampliados os conhecimentos sobre novas tecnologias e empreendedorismo por parte dos estudantes, além de despertar o interesse por novas possibilidades de trajetórias de suas vidas.

Palavras-chave


Economia 4.0; Empreendedorismo; Projetos

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