Última alteração: 21-11-2022
Resumo
Considerando a crescente no uso de tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, é necessário, com o intuito de acompanhar essa realidade, que novos recursos tecnológicos passem a ser usados para renovar, aprimorar e qualificar as práticas pedagógicas. Para tanto, se faz urgente realizar pesquisas que se proponham a investigar o papel da tecnologia no processo de aprendizagem desde os anos iniciais de ensino, bem como desenvolver materiais e ferramentas tecnológicas estruturadas e qualificadas para a sala de aula. Partindo dessa reflexão, elaboramos um projeto de leitura em língua inglesa para crianças, utilizando o aplicativo interativo Mobeybou-Brazil versão inglês disponibilizado pela equipe Mobeybou - Moving Beyond Boundaries - Desenhando a aprendizagem de narrativas na era digital, da Universidade do Minho (Portugal). Tivemos como objetivo construir e testar propostas didáticas de leitura em língua inglesa explorando as múltiplas linguagens presentes no aplicativo (digital, visual, verbal, sonora e cultural), além de verificar o impacto dessa multiplicidade na compreensão leitora dos participantes do projeto. Para tanto, organizamos o trabalho nas seguintes etapas metodológicas: revisão bibliográfica acerca dos conceitos de multiletramento (termo cunhado pelo Grupo de Nova Londres em 1996 - perspectiva de letramento que considera dois tipos importantes de multiplicidade presentes na contemporaneidade: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos), multimodalidade (diferentes modos semióticos combinados e integrados para construir o sentido em uma situação comunicativa) e multiculturalidade (coexistência de vários grupos com culturas diferentes em uma mesma sociedade); estudo de metodologias para o ensino de línguas; análise do conteúdo e dos recursos do aplicativo; elaboração de atividades de leitura (etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura) para o Mobeybou Brazil; aplicação de um planejamento elaborado a partir das atividades de leitura e análise dos resultados da aplicação. Para a aplicação da proposta didática, o grupo do IFRS - Osório contou com o auxílio de um professor parceiro, o qual executou as atividades na turma selecionada, composta por sete alunos (entre 9 e 10 anos) em uma instituição privada de ensino de inglês, compreendendo o período de novembro a dezembro de 2021. As atividades foram divididas em três sessões, cada qual direcionada a uma etapa de leitura, sendo realizadas em 3 aulas. A análise da aplicação partiu do material fornecido pelo professor - vídeos, áudios e produções dos alunos - por meio do qual constatamos que os estudantes interagiram com o aplicativo, se interessaram pelo conteúdo apresentado e, por meio das atividades, ampliaram seu vocabulário em língua inglesa, além de conhecer elementos culturais de diferentes regiões do país. Considerando a resposta positiva dos estudantes, entendemos que as oportunidades contextualizadas de aprendizado com uso efetivo de tecnologia, aliada ao uso de texto multimodal, podem contribuir para o desenvolvimento de suas competências linguísticas.
Palavras-chave: Leitura; Língua Inglesa; Multimodalidade.