Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Português como língua de acolhimento
Rosani Maria Baumgarten, Laura Helena Hahn Nonnenmacher, Renz Monel Cadet, Soinel Louis

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


A educação é direito de todos e deve ser ministrada pela família e pelos poderes públicos, cumprindo a estes proporcioná-la a brasileiros e estrangeiros domiciliados no País, de modo que possibilite eficientes fatores da vida moral e econômica da Nação, e desenvolver num espírito brasileiro, a consciência da solidariedade humana'. Deste modo, o presente projeto justifica-se ao buscar atender à demanda de inclusão e acesso ao ensino formal de um grupo de estrangeiros, em sua maioria haitianos, que reside e trabalha na cidade de Feliz – RS e região, visando a aprimorar a sua competência comunicativa na Língua Portuguesa. A principal metodologia utilizada para as aulas tem sido o 'Community Learning' (Comunidade de aprendizagem) em que os alunos são vistos como 'pessoas por inteiro. São igualmente valorizados os sentimentos e o intelecto de cada aprendiz e a relação entre suas reações físicas, instintivas e a vontade de aprender. Um dos papéis do professor é apoiar os alunos para que consigam superar suas inseguranças na aprendizagem. No entanto, a proposta visa realizar um ensino centrado no aluno enquanto sujeito de seu processo de aprendizagem, realizar práticas significativas e relevantes no que tange às ‘mensagens contidas nos textos, diálogos e exercícios para a prática da língua’; manifestar tolerância quanto ao apoio em: reconhecer os erros como sinais de crescimento do aluno; realizar exercícios mecânicos para exercitar os subsistemas linguísticos (pronomes, conjugação verbal) e fixar as regularidades linguísticas; ficar atento às manifestações afetivas do aluno (ansiedade, inibição, empatia com a cultura de outros povos, além dos diferentes estilos de aprender); avaliar a produção linguística dos alunos (sua proficiência) sempre 'dentro de eventos comunicativos de fala/escrita'. O projeto, que é resultado de uma parceria entre o IFRS – Campus Feliz, através do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês, e a Prefeitura Municipal da Cidade de Feliz, através da Secretaria Municipal da Educação, tem como objetivo, além de oferecer um curso de português para estrangeiros e promover todos os benefícios que a aprendizagem da língua pode proporcionar aos cidadãos, capacitar alunos da licenciatura no ensino e na elaboração de materiais didáticos.

 


Palavras-chave


Letras; Ensino de línguas estrangeiras; Português como língua de acolhimento.

Texto completo: PDF