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Evasão na educação popular: causas e consequências enfrentadas pelo pré-vestibular popular Minervino de Oliveira.
Jociele Fagundes Barcellos, André Luis Demichei, Isabela Feijó da Silva, Milena Nazzari Assmus, Sandy de Castro Lopes

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


O Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira vem atuando desde 2016 na cidade de Alvorada (RS), no intuito de auxiliar indivíduos que se encontram em situações socioeconômicas mais vulneráveis a ingressar na universidade, ofertando aulas gratuitas com foco na preparação para vestibulares. Neste contexto, é inevitável mencionar que a pandemia da COVID-19 asseverou as desigualdades enfrentadas pela população que já era desassistida pelo Estado, justamente o público-alvo a ser atingido pelo projeto. Dentre os desafios enfrentados estão o aumento do desemprego, o aumento da inflação e a precarização da educação pública, que é um problema enraizado em nossa sociedade. Num cenário onde a educação vem se recuperando dos impactos causados pela pandemia, a população que se encontra em situação instável precisou deixar o aspecto formativo em segundo plano por diversos fatores, como a dificuldade para se adaptar à jornada remota, a dificuldade para conciliar trabalho e estudos e também a exclusão de pessoas que não possuem acesso à internet. Por estes motivos, esta pesquisa surge com o intuito de evidenciar os reflexos da pandemia na educação popular, buscando compreender por que a incidência da evasão vem ocorrendo em uma escala tão alarmante neste último ano, e por conseguinte, apontar quais são as estratégias que vêm sendo desenvolvidas para tentar reaproximar e motivar professores e alunos, e se elas estão sendo de fato eficazes. Para este fim, foi realizada a coleta e análise dos dados socioeconômicos dos alunos do pré-vestibular entre os anos de 2019 e 2022, para comparar os índices de evasão ao longo dos anos e evidenciar se houve algum grupo socioeconômico sendo afetado em maior número. Os resultados parciais obtidos evidenciam que no ano de 2022, verificou-se um alto índice de evasão se comparado aos anos anteriores. É possível constatar que nos últimos tempos, tem ocorrido uma grande perda de alunos e também de professores, fato atípico que não foi percebido nem mesmo no primeiro ano de pandemia. Com o estudo em andamento, espera-se compreender as principais causas da evasão no caso do Pré-Vestibular Minervino, e com os resultados obtidos, promover a permanência e uma maior integração por parte dos docentes e discentes.



Palavras-chave


Evasão; Pré-vestibular; Educação.

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